Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1064666
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Issue Date: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MENEZES. P. P. L.
FAJARDO, M. De F.
FOCHAT, R. C.
LEITE, I, C. G.
GOMIDE, C. P.
MACEDO, R. L.
PEREIRA, T. V.
SILVA, M. R.
BONIN, C. R.
GOMES, L. L. N.
COSTA, R. R. Da
Additional Information: Pillar Pace Lacerda Menezes, UFJF; Marina de Oliveira Fajardo, UFJF; Romario Costa Fochat, UFJF; Isabel Cristina Gonçalves Leite, UFJF; Carmen Perches Gomide, UFJF; Raquel Leite Macedo, UFJF; Thamiris Vilela Pereira, UFJF; MARCIO ROBERTO SILVA, CNPGL; Camilla Resende Bonin, UFJF; Lídia Luiza Neves Gomes, FHEMIG; Ronaldo Rodrigues da Costa, FHEMIG/HR/JP.
Title: Características sociodemográficas e clínicas de pacientes com tuberculose atendidos em um hospital de referência do estado de Minas Gerais.
Publisher: Revista Médica de Minas Gerais, v. 26, suppl. 5, p. S40-S46, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: HIV.
Description: Introdução: A tuberculose é uma das mais antigas doenças infecciosas da humanidade e ainda permanece como um importante problema de saúde pública mundial, principalmente, em virtude da coinfecção com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Objetivo: Verificar características sociodemográficas e clínicas de pacientes com tuberculose atendidos em um hospital referência na cidade de Juiz, Minas Gerais. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e observacional utilizando dados secundários de pacientes que tiveram cultura de micobactérias e a definição do perfil de sensibilidade aos antimicrobianos. Para análises descritivas e determinação de frequências, foi utilizado o programa estatístico Excel 7.0. Foram analisados os dados de 57 pacientes no período de junho de 2014 a agosto de 2015. Resultados: Dos 57 pacientes, 44 (77,2%) eram do sexo masculino, 49 (86%) com idade entre 21 e 60 anos, a baciloscopia foi positiva em 56 (98,3%) dos casos, sendo 54 (94,7%) na forma pulmonar da doença, enquanto 12 (21,1%) tinham coinfecção com HIV, 29 (50,9%) apresentaram anemia, 32 (56,1%) eram usuários de drogas sendo 23 (40,4%) etilistas, a hepatite medicamentosa foi observada em 3 (18,8%) dos pacientes; 17 (29,8%) com abandono do tratamento, 43 (75,4%) dos casos evoluíram para melhora e 6 (10,5%) foram a óbito. Conclusão: A população foi composta, predominantemente, por indivíduos do sexo masculino, na faixa etária economicamente ativa, com diagnóstico de tuberculose pulmonar. O número de pacientes coinfectados pelo HIV e outras comorbidades foi elevado evidenciando a necessidade de um acompanhamento por equipe multiprofissional devido à possibilidade de um agravamento das doenças.
Thesagro: Epidemiologia
Tuberculose.
Year: 2017-02-17
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cnpgl2016RevMedMGCaracteristicas.pdf582,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace