Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1064784
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Algodão - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALVES, H. B.
RIBEIRO JUNIOR, J. G.
ARRIEL, N. H. C.
CARVALHO, J. M. F. C.
Additional Information: HIRISLEIDE BEZERRA ALVES, CNPA; JOSE GENILSON RIBEIRO JUNIOR, CNPA; NAIR HELENA CASTRO ARRIEL, CNPA; JULITA MARIA FROTA CHAGAS CARVALHO, CNPA.
Title: Análise da viabilidade polínica do gergelin (Sesamum indicum L.) a partir da variação do horário de coleta.
Publisher: In: ENCONTRO DE GENÉTICA DO NORDESTE, 21., 2016, Recife. Anais... Ribeirão Preto: SBG; Recife: UFPE: UFRPE: UPE, 2016. p. 97.
Language: pt_BR
Keywords: Viabilidade polínica
Poen.
Description: Objetivou-se por meio deste trabalho analisar a viabilidade polínica do gergelim com ênfase na variação do horário de coleta a fim de determinar a relação entre viabilidade dos grãos de pólen x horário de coleta. No presente trabalho foram utilizados dois acessos de gergelim (BRS ANAHI e BRS SEDA) , cuja análise da viabilidade polínica foi realizada mediante coloração com corante Cloreto 2,3,5-Trifenil Tetrazólio (CTT) a 1%, considerando-se viáveis os grãos que adquiriram coloração marrom-avermelh ada, com exina intacta e protoplasma bem corado. Os botões florais foram coletados a cada uma hora no intervalo das 07:30 às 15:30 horas, realizando-se a análise a partir contabilização de 100 grãos de pólen/lâmina/genótipo com três repetições, perfazendo 300 grãos de pólen de cada genótipo por hora. Os acessos BRS ANAHI e BRS SEDA apresentaram viabilidades polínicas de 80% e 72%, respectivamente, considerando todo o período de análise. As taxas de viabilidade foram maiores no intervalo de 10:30 às 12:30 horas, para ambos os genótipos, denotando percentual correspondente a 79% (BRS ANAHI) e 70% (BRS SEDA), no horário supracitado, observando-se decréscimo relevante a partir das 14:30 horas, denotando percentual de viabilidade 20% inferior. Os resultados obtidos elucidam a alta viabilidade dos grãos de pólen dos acessos analisados, verificando-se redução dos índices a partir da extensão do horário de coleta, enfatizando a influência deste fator abiótico sobre a viabilidade.
Thesagro: Gergelim
Oleo
Fertilidade.
NAL Thesaurus: Pedaliaceae
Data Created: 2017-02-20
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analisedaviabilidadepolinica.pdf93,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace