Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1064789
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Algodão - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOARES, T. da C.
LIMA, L. M. de
SILVA, C. R. C. da
SANTOS, I. L. V. de L.
CARVALHO, J. M. F. C.
MELO FILHO, P. de A.
SANTOS, R. C. dos
Additional Information: TAIZA DA CUNHA SOARES, RENORBIO/UFRPE; LIZIANE MARIA DE LIMA, CNPA; CARLIANE REBCA COELHO DA SILVA, ENORBIO/UFRPE; IGOR LUIZ VIEIRA DE LIMA SANTOS, UFCG; JULITA MARIA FROTA CHAGAS CARVALHO, CNPA; PÉRICLES DE ALBUQUERQUE MELO FILHO, UFRPE; ROSEANE CAVALCANTI DOS SANTOS, CNPA.
Title: Análise in sílico da homologia do gene Serk em Gossypium hirsutum L. e espécies correlatas.
Publisher: In: ENCONTRO DE GENÉTICA DO NORDESTE, 21., 2016, Recife. Anais... Ribeirão Preto: SBG; Recife: UFPE: UFRPE: UPE, 2016. p. 55.
Language: pt_BR
Description: Nesse trabalho procedeu-se a uma análise in silico buscando homologia do SERK entre acessos de G. hirsutumL. e outras espécies relacionadas, com sequências depositadas em banco de genes (www.ncbi.nlm.nih.gov). As espécies selecionadas foram: G. hirsutum, Theobroma cacao, Citrus sinensis, Vitis vinifera, Glycine max e Phaseolus vulgaris. Sequências completas do gene (mRNA) foram alinhadas por meio do programa ClustalX (http://www.ebi.ac.uk/Tools/msa/clustalw2) para estimativa da similaridade gênica. A seguir, procedeu-se análise da proteína codificante pela ferramenta Blastx, do NCBI. Verificou-se que o gene SERK1 possui poucas regiões conservadas entre as espécies, contudo, foi observada homologia entre as sequências de G. hirsutum e Theobroma cacao com maior identidade na ordem de 86% e bit-score 681. Essa mesma relação (93%) foi observada entre as sequências de Phaseolus vulgaris e Glycine max com bit-score no valor de 1036, o que é esperado por se tratar de duas leguminosas, hermafroditas e cleistogâmicas. A espécie mais distante evolutivamente entre as demais foi aVitis vinífera. Baseando-se na análise dos aminoácidos, verificou-se alto grau de conservação dos principais domínios catalíticos. A proteína SERK possui domínio catalítico da serina/ treonina-kinase e pertence a uma subfamília envolvida em várias vias de sinalização, entre elas a restrição de proliferação de células em início de diferenciação.
Thesagro: Embriogênese
Citrus Sinensis
Theobroma Cacao.
Data Created: 2017-02-20
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analiseinsilico.pdf102,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace