Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065551
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cocais - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BRAGA, C. L.
FREITAS, A. C. R. de
Additional Information: CAMILA LAGO BRAGA; ANTONIO CARLOS REIS DE FREITAS, CPACP.
Title: Avaliação da efetividade do plano ABC (agricultura de baixa emissão de carbono) no Estado do Maranhão: o caso do setor pecuário bovino.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DA SOCIEDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 54., 2016, Maceió. Desenvolvimento, território e biodiversidade: anais eletrônicos.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Plano ABC
Recuperação de pastagens
ILPF.
Description: O objetivo deste trabalho é avaliar a efetividade do Plano ABC no estado do Maranhão. O Plano ABC foi estabelecido em 2012 tendo como meta a redução de 1,2 bilhão de toneladas de CO2eq por meio da adoção das tecnologias Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD) e Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). A metodologia para avaliação das emissões de Metano (CH4) e Óxido Nitroso (N2O) no setor pecuário baseou-se no IPCC, considerando o efetivo bovino no Maranhão nos anos de 2006 e 2014, para assim, projetar os cenários de emissões até o ano de 2020. Os resultados obtidos demonstram que o setor da pecuária gera 88% das emissões da agropecuária do estado do Maranhão. A partir da análise dos cenários de mitigação, constatou-se que as metas de mitigação do Plano ABC estadual foram pouco representativas diante dos compromissos assumidos pelo Governo Brasileiro junto à Conferência Mundial de Mudança do Clima pela redução de 36,1% a 38,9% das suas emissões projetadas até 2020.
Thesagro: Efeito Estufa.
Data Created: 2017-02-24
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPACP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaodaefetividadedoplanoABC.pdf659,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace