Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065612
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAVALLI, J.
BOURSCHEIDT, M. L. B.
CAVALCANTE, J. A. V.
ARAGÃO, L. S.
DEVENS, J.
CARVALHO, P.
PEREIRA, D. H.
PEDREIRA, B. C. e
Additional Information: JOSIANA CAVALLI, UFMT-SINOP; MAIRA LAÍS BOTH BOURSCHEIDT, UFMT-SINOP; JOSÉ ANTONIO VIEIRA CAVALCANTE, UFMT-SINOP; LIDIANY SAMPAIO ARAGÃO, UFMT-SINOP; JOSIANE DEVENS, UFMT-SINOP; PERIVALDO CARVALHO, UFMT-SINOP; DALTON HENRIQUE PEREIRA, UFMT-SINOP; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.
Title: Fotossíntese, condutância estomática e temperatura da folha para cultivares Quênia e Tamani sob lotação intermitente.
Publisher: Arquivos Latino-Americanos de Produção Animal, v. 24, supl. 1, p. 38-39, 2016. ID. 502-1.
Language: pt_BR
Notes: Resumos da XXV Reunião da Associação Latino-Americana de Produção Animal, Recife, nov. 2016. Títulos equivalentes Archivos Latinoamericanos de Producción Animal.
Keywords: Manejo do pastejo
Taxa fotossintética
IRGA
Description: A eficiência no uso da radiação solar pode variar entre cultivares. O aproveitamento da radiação fotossinteticamente ativa pelas forrageiras é altamente influenciado pelas condições de rebrotação e desenvolvimento. Em função disso, objetivou-se avaliar respostas fisiológicas em pastos de Panicum maximum cv. Quênia e Tamani, sob diferentes intensidades de pastejo em função de interceptação luminosa pelo dossel (95% de IL pré-pastejo). O experimento foi realizado na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop - MT, no bioma Amazônia. As avaliações foram realizadas em meados de cada estação (primavera e verão) de 2015. O experimento seguiu um delineamento em blocos completos casualizados, em arranjo fatorial (2 x 2), com dois cultivares (Tamani e Quênia) e duas intensidades de pastejo (resíduo de 15 e 25 cm para Tamani; 20 e 35 cm para Quênia) em três repetições, totalizando 12 unidades experimentais, cada uma medindo 120 m2. A técnica de ?mob-grazing? foi usada para a realização dos pastejos, empregando-se grupos de animais para desfolhações por períodos curtos (duração de 4 a 20 horas), mimetizando um cenário de pastejo intermitente. A mensuração de fotossíntese foliar foi realizada com equipamento IRGA (Li-6400) no pré pastejo, entre 08:30 e 11:00 horas da manhã. Foram avaliados três perfilhos por parcela. Em cada perfilho, à avaliação foi feita na folha mais jovem completamente expandida, com 2000 μmol.fotons.s-1. Os dados foram analisados utilizando o método de modelos mistos com estrutura paramétrica especial na matriz de covariância, por meio do procedimento MIXED do SAS®. A comparação de médias foi realizada ao nível de significância de 5%. A taxa fotossintética variou em função da época do ano (p0,05) sobre a condutância estomática, a média foi de 0,45 mol m-2 s-1. A temperatura da folha apresentou respostas distintas para a interação época x intensidade...
Thesagro: Panicum maximum
Data Created: 2017-02-24
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016cpamtpedreirafotossintesetemperaturafolhaqueniatamani.pdf139,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace