Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065613
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, M. L. dos
CAVALLI, J.
HOLSCHUCH, S. G.
GOUVEIA JÚNIOR, J.
DEVENS, J.
DOMICIANO, L. F.
PEREIRA, D. H.
PEDREIRA, B. C. e
Additional Information: MARIELY LOPES DOS SANTOS, UFMT-SINOP; JOSIANA CAVALLI, UFMT-SINOP; SOLANGE GARCIA HOLSCHUCH, USP-ESALQ; JURANDY GOUVEIA JÚNIOR, UFMT-CUIABA; JOSIANE DEVENS, UFMT-SINOP; LEANDRO FERREIRA DOMICIANO, UFMT-CUIABA; DALTON HENRIQUE PEREIRA, UFMT-SINOP; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.
Title: Teores de fibra e proteína bruta dos cultivares Marandu e Mombaça sob altas doses de nitrogênio.
Publisher: Arquivos Latino-Americanos de Produção Animal, v. 24, supl. 1, p. 38-39, 2016. ID. 502-2.
Language: pt_BR
Notes: Resumos da XXV Reunião da Associação Latino-Americana de Produção Animal, Recife, nov. 2016. Títulos equivalentes Archivos Latinoamericanos de Producción Animal.
Keywords: Composição bromatológica
FDN
FDA
PB
Description: O conhecimento prévio do valor nutritivo das plantas forrageiras é um importante fator da produção animal. Entre os principais parâmetros de avaliação, destacam-se os teores de fibra indigestível ou de lenta digestão e proteína bruta. Portanto, objetivou-se avaliar os teores de fibra insolúvel em detergente neutro (FDN), fibra insolúvel em detergente ácido (FDA) e proteína bruta (PB) das espécies Brachiaria brizantha cv. Marandu e Panicum maximum cv. Mombaça sob adubação nitrogenada. O experimento foi conduzido na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop - MT, sobre um Latossolo amarelo distrófico. O delineamento foi em blocos completos casualizados, em arranjo fatorial 2 x 2 (duas cultivares: Mombaça e Marandu; e duas adubações: 0 e 550 kg N.ha-1.ano) com três repetições, totalizando 12 unidades experimentais de 32 m2. O período experimental foi de 22 de setembro de 2015 a 20 de março de 2016, compreendendo as estações de primavera e verão. O sistema de colheita simulou a lotação intermitente com períodos fixos de 28 dias. A altura do resíduo foi mantida a 15 cm para Marandu e 40 cm para Mombaça. Cortou-se a forragem acumulada acima da altura do resíduo em dois retângulos de 0,5 m², as quais foram secas, moídas (1 mm) e analisadas quanto aos teores de FDN e FDA com uso do aparelho Ankom® Fiber; e PB através da análise elementar do nitrogênio por meio do Vario Macro Cube CHNS. Os dados foram analisados utilizando o método de modelos mistos com estrutura paramétrica especial na matriz de covariância, utilizando o pacote estatístico do SAS®. A comparação de médias foi realizada ao nível de significância de 5%, utilizando a probabilidade da diferença (pdiff). Os valores de FDN e FDA diferiram para adubação x estação
Thesagro: Valor nutritivo
Data Created: 2017-02-24
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016cpamtpedreirateorfibraproteinabrutacultivarmarandumombacaaltasdosesnitrogenio.pdf119,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace