Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065645
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, H. A. de S.
dc.contributor.authorECKSTEIN, C.
dc.contributor.authorSOUZA, E. M. S. de
dc.contributor.authorPERUFFO, R. G.
dc.contributor.authorPIRES, P. H. K.
dc.contributor.authorLOPES, L. B.
dc.date.accessioned2018-03-24T00:32:53Z-
dc.date.available2018-03-24T00:32:53Z-
dc.date.created2017-03-01
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 5., 2016, Sinop. Anais. Sinop, MT: Embrapa, 2017. p. 19-23.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065645-
dc.descriptionA integração dos sistemas de produção envolvendo a produção de grãos, pecuária, o componente florestal e as inúmeras possibilidades de consorciação despontam como sendo uma das opções viáveis para este processo. Com base nas demandas do mercado consumidor e na busca por um sistema mais sustentável, a integração lavoura-pecuária-floresta tem obtido destaque em algumas regiões brasileiras. No entanto, arborizar pastos em áreas já abertas, com espécies nativas de ocorrência regional ou com espécies de interesse comercial, significa estabelecer um novo paradigma pecuário para diversas regiões do país. De acordo com Grenfeld e Smith (1983), diversos fatores epidemiológicos estão relacionados com a ocorrência e evolução das parasitoses dos animais domésticos, sendo os componentes climáticos de grande importância. Apesar de o sombreamento potencializar o aumento da atividade biológica do solo e riqueza da fauna edáfica, as condições microclimáticas podem aumentar as chances de sobrevivência das fases de vida livre dos helmintos nas pastagens arborizadas (FARIA et al, 2015). Por outro lado, a presença de diferentes organismos que utilizam os excrementos como abrigo, reprodução e alimentação, ou estabelecem interações de competição, parasitismo e predação com outros organismos também influenciam a sobrevivência da fase de vida livre dos parasitas de bovinos nas pastagens. Como já destacado por Coop e Kyriazakis (1999), a relação parasito-hospedeiro-meio ambiente é dinâmica e pode ser alterada por diversos fatores tais como práticas de manejo, clima, estado fisiológico dos animais entre outros. Apesar de haver algumas publicações sobre controle biológico, no Brasil poucos trabalhos foram conduzidos em condições de campo envolvendo a adoção de sistemas iLPF e controle de parasitos através da fauna edáfica.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistema silvipastoril
dc.subjectIlpf
dc.subjectIntegração lavoura-pecuaria-floresta
dc.subjectSistema integrado
dc.titleAvaliação de macrofauna em sistemas silvipastoris e em monocultivo de Brachiaria brizantha.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-03-24T00:32:53Zpt_BR
dc.subject.thesagroBrachiaria brizantha
dc.subject.thesagroMicrofauna
dc.subject.thesagroSistema de Produção
riaa.ainfo.id1065645
riaa.ainfo.lastupdate2018-03-23
dc.contributor.institutionHELISSON APARECIDO DE SOUZA SANTOS, UFMT-SINOP; CAMILA ECKSTEIN, UFMT-SINOP; ENAILE M. SINDEAUX DE SOUZA, UFMT-SINOP; RAIANE GOSENHEIMER PERUFFO, UFMT-SINOP; PAULO HENRIQUE K. PIRES, UFMT-SINOP; LUCIANO BASTOS LOPES, CPAMT.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2016cpamtlopesmicrofaunasistemasilvipastorilmonocultivobrizanthap19.pdf222.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace