Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARVALHO, G. de
dc.contributor.authorFERREIRA, M. J.
dc.contributor.authorCAMARGO, D.
dc.contributor.authorGREGOLIN, F. S.
dc.contributor.authorBEHLING, M.
dc.date.accessioned2018-03-24T00:33:04Z-
dc.date.available2018-03-24T00:33:04Z-
dc.date.created2017-03-01
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 5., 2016, Sinop. Anais. Sinop, MT: Embrapa, 2017. p. 24-28.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065664-
dc.descriptionNo Brasil, nos últimos anos vem aumentando as propriedades rurais que utilizam sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) visando verticalizar a produção, numa mesma área, intensificando o uso da terra, mão de obra e infraestrutura, diluindo custos e minimizando os riscos, trazendo benefícios para os diferentes componentes de produção (lavoura, pecuária, floresta, solo, água etc). Dessa maneira, a ILPF é tida como um sistema sustentável, que se baseia em princípios da rotação e sucessão de culturas e consórcio entre culturas de grãos, forrageiras e espécies arbóreas, para produzir, na mesma área, grãos, carne e/ou leite, produtos madeireiros e não madeireiros ao longo de todo ano (BALBINO et al., 2011). A cultura da soja, quando submetida a baixas intensidades luminosas, apresenta menores taxas de fitomassa, de crescimento, de assimilação líquida e, também, um elevado estiolamento, condicionando o acamamento em condições de campo. Uma maior eficiência no uso da radiação solar é importante para o rendimento da cultura da soja, principalmente durante o período de enchimento de grãos (SHIBLES; WEBER, 1996). A soja apresenta elevada área foliar e rápida emissão de folíolos, ocasionando grande incremento na interceptação de radiação solar e rápido sombreamento das plantas competidoras (CASAROLI et al., 2007). Os trabalhos de pesquisas com a cultura da soja que avaliam a influência do componente florestal, sobre a formação da superfície de aquisição de luz, o índice de área foliar (IAF), são escassos (QUINTINO, 2015). Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo determinar a área foliar específica (AFE) e o índice de área foliar (IAF) da soja, em sistemas exclusivo e de ILPF.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleDeterminação do índice de área foliar da soja em sistemas integrados de produção e exclusivo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-03-24T00:33:04Zpt_BR
dc.subject.thesagroSistema de produção
dc.subject.thesagroSoja
dc.subject.thesagroÁrea foliar
riaa.ainfo.id1065664
riaa.ainfo.lastupdate2018-03-23
dc.contributor.institutionGÉSSICA DE CARVALHO, UFMT-SINOP; MARINA JULIA FERREIRA, IFRO, Colorado do Oeste-RO; DIEGO CAMARGO, UFMT-SINOP; FERNANDA SCHIMITT GREGOLIN, UFMT-SINOP; MAUREL BEHLING, CPAMT.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016cpamtbehlingindicefoliarsojasistemaintegradomonoculturap24.pdf185.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace