Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065669
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, G. dE
FERREIRA, M. J.
GONÇALVES, V. da S.
CAMARGO, D.
GREGOLIN, F. S.
BEHLING, M.
Additional Information: GÉSSICA DE CARVALHO, UFMT-SINOP; MARINA JULIA FERREIRA, IFRO, Colorado do Oeste-RO; VALDIR DA SILVA GONÇALVES, UFMT-SINOP; DIEGO CAMARGO, UFMT-SINOP; FERNANDA SCHIMITT GREGOLIN, UFMT-SINOP; MAUREL BEHLING, CPAMT.
Title: Determinação do indice de área foliar da soja em sistema ilpf pelo método direto e indireto.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 5., 2016, Sinop. Anais. Sinop, MT: Embrapa, 2017. p. 29-33.
Language: pt_BR
Keywords: Ilpf
Sistema integrado
Integração lavoura-pecuaria-floresta
Description: Com a crescente demanda por alimentos, devido ao aumento populacional, e a busca de alternativas para aumentar a produção agrícola, os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) almejam a produção diversificada em uma mesma área, de forma sustentável, com base nos princípios da rotação de culturas e do consórcio entre culturas de grãos, forrageiras e espécies arbóreas, para produzir na mesma área, grãos, carne ou leite, produtos madeireiros e não madeireiros ao longo de todo ano (BALBINO et al., 2011). Quando mencionado o consorcio com cultura agrícola, logo se discorre na escolha da melhor espécie, geralmente nos primeiros três anos do sistema é utilizada a cultura da soja (Glycinemax (L.) Merrill) que é considerada uma cultura de grande importância socioeconômica para o Brasil, sendo cultivada em diversas regiões do País e sob diversos sistemas de produção. O consorcio dessa cultura com árvores ainda precisam ser melhor estudada, pois essa espécie é classificada como C3,ou seja, tem menor eficiência na utilização da intensidade luminosa, sendo assim o índice de área foliar (IAF), que é determinado através da razão entre os valores da área foliar total e área de solo ocupada pelas plantas, é uma importante variável fisiológica o qual caracteriza o crescimento de cultura (SHELDRAKE; NARAYAN 1979; BALAKRISHNAN et al. 1987). O aumento da área foliar propicia um aumento na capacidade da planta de aproveitar a energia solar para a realização da fotossíntese e, desta forma, pode ser utilizado para avaliar a produtividade (LUCCHESI, 1987). Para obtenção dessa variável, o mesmo pode ser obtido de duas maneiras, pelo método direto que ocasiona a destruição da amostra, de maneira geral, são considerados mais precisos, com a desvantagem de impedirem a continuidade dos estudos na mesma planta e pelo método indireto que se utiliza equipamentos específicos, que permite a obtenção de forma rápida e direta, sem destruição da amostra (MIGUEL et al. 2011). O aparelho AccuPAR modelo LP-80 é um sensor, leve e portátil que utiliza medidas de radiações e outras variáveis para estimar precisamente o Índice de Área Foliar (IAF) em tempo real, no campo. (DECAGON, 2015). Deste modo, o objetivo desse estudo é comparar dois métodos de determinação do IAF da soja, pelo método destrutivo direto e pelo não destrutivo indireto, em um sistema de ILPF.
Thesagro: Área foliar
Data Created: 2017-03-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016cpamtbehlingindicefoliarsojasistemailpfmetododiretoindiretop29.pdf191,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace