Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065677
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, R. F. de
ZOLIN, C. A.
TORRES, R. C.
LOPES, T. R.
Additional Information: RIENE F. DE OLIVEIRA, UFMT-SINOP; CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT; RENATO CRISTIANO TORRES, CPAMT; TARCIO R. LOPES, UFMT-SINOP.
Title: Aplicação do modelo de grandes bacias (mgb-iph) para simulação da vazão na bacia hidrográfica do alto teles pires.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 5., 2016, Sinop. Anais. Sinop, MT: Embrapa, 2017. p. 57-61.
Language: pt_BR
Keywords: MGB-IPH
Alto teles pires.
Description: O estudo da dinâmica hidrológica das bacias hidrográficas tem ganhado importância em função dos problemas potenciais decorrentes das diversas demandas pelos recursos hídricos. Com isso, é fundamental a adequação do planejamento e o aumento da eficiência do uso da água na produção agrícola (principal consumidor consultivo) por meio de metodologias que permitam estimar adequadamente a disponibilidade hídrica em bacias hidrográficas. Neste contexto, a utilização de modelos de simulação hidrológica torna-se imprescindível. Um modelo hidrológico nada mais é do que a representação matemática simplificada de um sistema no mundo real (PAZ et al., 2011). Seu conceito está relacionado com as interações entre água, clima, solo e uso da terra. Adicionalmente, características espaciais e temporais também são consideradas (FAN et al., 2014), o que permite a simulação de processos físicos da bacia na sua dimensão temporal e espacial (PULLAR; SPRINGER, 2000). Dentre os vários modelos hidrológicos disponíveis, o Modelo Hidrológico de Grandes Bacias (MGB-IPH), desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem seu destaque no sucesso da aplicação em varias bacias brasileiras com diferentes características. O MGB-IPH é um modelo distribuído em células desenvolvido a fim de obter a transformação da chuva em vazão em níveis diários (COLLISCHONN et al., 2007). Neste sentido, objetiva-se no presente trabalho aplicar e avaliar o desempenho do Modelo de Grandes Bacias (MGB-IPG) na simulação das vazões da bacia do Alto Teles Pires de modo a representar corretamente a resposta hidrológica atual da bacia para que previsões futuras sejam adequadamente realizadas.
Thesagro: Bacia Hidrográfica.
Data Created: 2017-03-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016cpamtzolinmgbiphvazaobaciaaltotelespiresp57.pdf217,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace