Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065683
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATOS, T. S.
VIGOLO, G.
BLOSFELD, L. H.
HOFFMANN, L. T.
LEE, Y. S.
VENDRUSCULO, L. G.
ZOLIN, C. A.
TORRES, R. C.
Additional Information: TALISSON SÁTELES MATOS, UFMT-SINOP; GUSTAVO VIGOLO, UFMT-SINOP; LETYCIA HASS BLOSFELD, UFMT-SINOP; LETÍCIA TAMARA HOFFMANN, UFMT-SINOP; LEE YUN SHENG, UFMT-SINOP; LAURIMAR GONCALVES VENDRUSCULO, CNPTIA; CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT; RENATO CRISTIANO TORRES, CPAMT.
Title: Inclusão em geotecnologias: quantum gis.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 5., 2016, Sinop. Anais. Sinop, MT: Embrapa, 2017. p. 83-85.
Language: pt_BR
Keywords: Geotecnologia
Quantum gis
Description: Com o aumento da população mundial, os recursos básicos disponíveis para sobrevivência, como comida, água potável e até mesmo o combustível utilizado no dia-a-dia, serão disputados devido à limitação do espaço físico disponível a esta. Como resultado, o manejo adequado dos recursos naturais talvez seja o maior problema enfrentado pela humanidade. Os SIGs (Sistema Internacional Geográfico), utilizados inicialmente apenas no auxílio à elaboração de mapas, vêm sendo cada vez mais utilizados na extração de informações e tomada de decisões, inclusive de ordem ambiental, agrícola e social. Segundo Paul A. Longley et al (2013), eles são uma classe especial de sistemas de informação que controlam não apenas eventos, atividades e coisas, mas também onde esses eventos, atividades e coisas acontecem ou existem. Para o desenvolvimento econômico e social brasileiro, o uso de ferramentas de geotecnologia tem grande aplicação, devido a extensão territorial do Brasil. Com aplicações para o desmatamento da Amazônia, monitoramento agrícola e de recursos naturais, o acesso a imagens obtidas por satélites, torne-se benéfica para a soberania brasileira (RAJÃO; VURDUBAKIS, 2013). Em informações espaciais, setores como saúde (Kummer et al., 2009), áreas de queimada (MORELLI et al, 2007) e uso da terra (COSTA et al., 2007), tem sido insumo básico para pesquisa no Estado de Mato Grosso. Contudo, o planejamento e monitoramento de campanhas e endemias, exige uma demanda por dados espaciais, mas a manipulação ainda é restringida ás instituições públicas, mesmo com extensa disponibilidade e gratuidade de fontes de informação espacial. Desta forma o objetivo deste projeto de extensão é capacitar alunos, pesquisadores, professores, servidores públicos municipais e federais e sociedade em geral em geotecnologias com ênfase no uso e processamento de dados públicos brasileiros em especial para o Estado do Mato Grosso. Planeja-se utilizar um sistema de informação geográfica (Quantum GIS - QGIS) de código aberto para este objetivo.
Data Created: 2017-03-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016cpamtzolingeotecnologiasquantumgisp83.pdf119,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace