Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, J. C. dos
dc.contributor.authorSANTOS, V. A. H. F. dos
dc.contributor.authorMATOS, E. da S.
dc.contributor.authorMAGALHAES, C. A. de S.
dc.contributor.authorREZENDE, F. A. de
dc.date.accessioned2018-03-24T00:35:32Z-
dc.date.available2018-03-24T00:35:32Z-
dc.date.created2017-03-02
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 5., 2016, Sinop. Anais. Sinop, MT: Embrapa, 2017. p. 86-89.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065691-
dc.descriptionA busca pelo aumento dos estoques de carbono (C) em solos agrícolas tropicais tem sido um desafio para pesquisadores e também para produtores rurais. O teor C do solo é um indicador da qualidade do solo e tem relação direta com propriedades fundamentais como: estabilidade e estrutura de agregados, infiltração e retenção de água, resistência à erosão, atividade biológica, capacidade de troca de cátions, disponibilidade de nutrientes para as plantas, lixiviação de nutrientes, liberação de CO2 e outros gases para a atmosfera (MIELNICZUK, 2008). Por apresentar um clima propício à elevada atividade microbiana, com temperatura e umidade elevadas, manter ou aumentar estes estoques em áreas agrícolas depende da constante deposição de materiais orgânicos de forma a se ter sempre um balanço positivo deste elemento no solo. Existem inúmeras técnicas para manutenção ou incremento de C em áreas agrícolas, como o plantio direto e a aplicação de materiais residuais processados na forma de composto orgânico, entretanto estes materiais permanecem nos solos em média apenas algumas décadas (STEINER et al.,2008; LAL, 2015). Assim, é importante buscar complementar estes métodos de manutenção de C nos solos com estratégias que propiciem sua preservação por períodos mais amplos. Formas de C mais recalcitrantes podem ser obtidas a partir de diferentes formas de processamento de materiais orgânicos. A pirólise se trata de um método de processar resíduos pela queima controlada destes com baixa presença ou ausência de oxigênio no sistema. O C originário da pirólise pode permanecer por séculos no sistema resultando em um efeito condicionador de solos a longo prazo (LEHMANN, 2009). Este material proveniente da pirólise também é conhecido como biochar. Mesmo tratando-se de um material que permanece de forma mais permanente nos solos, o biochar também reage com o ambiente tornando-se reativo de maneira semelhante à matéria orgânica do solo. A reatividade do biochar se deve à presença dos grupos carboxílicos que são formados ao longo de décadas através de reações químicas (oxidação parcial) e atividade biológica e enzimática (ALHO et al., 2008) e também devido à sua complexa estrutura porosa e alta superfície específica (TENENBAUM, 2009). Desta forma pretende-se com este trabalho, monitorar os estoques de C do solo, umidade e dos elementos Hidrogênio (H), Nitrogênio (N) e Enxofre (S) após aplicação de biochar.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleMonitoramento de atributos do solo após aplicação de biochar em área de plantio de Eucaliptus sp.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-03-24T00:35:32Zpt_BR
dc.subject.thesagroEucalipto
dc.subject.nalthesaurusbiocharpt_BR
riaa.ainfo.id1065691
riaa.ainfo.lastupdate2018-03-23
dc.contributor.institutionJUMARA CARVALHO DOS SANTOS, UFMT-SINOP; VICTOR ALEXANDRE HARDT FERREIRA DOS SANTOS, INPA-MANAUS; EDUARDO DA SILVA MATOS, CPAMT; CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT; FABIANA ABREU DE REZENDE, CPAMT.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016cpamtmagalhaesatributossolobiocharplantioeucaliptop86.pdf215,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace