Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065694
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: POLTRONIERI, F.
IKEDA, F. S.
COSTA, W. B. da
Additional Information: FERNANDO POLTRONIERI, UFMT-SINOP; FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; WANDERSON B. DA COSTA, UFMT-SINOP.
Title: Potencial alelopático de exsudatos radiculares de cultivares de Panicum maximum jacq. sobre Lactuca sativa L.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 5., 2016, Sinop. Anais. Sinop, MT: Embrapa, 2017. p. 90-92.
Language: pt_BR
Description: A supressão das plantas daninhas exercida pelas plantas de cobertura se deve a competição por fatores ambientais (luz, água, nutriente, espaço etc.), somando-se ou não aos efeitos alelopáticos que algumas dessas plantas possam expressar. Nos sistemas integrados, as cultivares de Panicum maximum surgem como alternativa às braquiárias (Urochloa spp.) para a utilização como planta de cobertura na entressafra ou mesmo em consórcio com milho de segunda safra. Porém, praticamente não há estudos sobre o potencial alelopático de cultivares de P. maximum, quando comparados às braquiárias. Em trabalho realizado por Menegatti (2015), foi observado efeito alelopático de lixiviados de folhas de cultivares de P. maximum sobre a germinação de sementes e o desenvolvimento de plântulas de alface. Entretanto, há uma lacuna em relação a estudos que envolvam a liberação de aleloquimicos provenientes de exsudatos radiculares. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial alelopático de exsudatos radiculares de cultivares de P.maximum em sementes de alface (Lactuca sativa L.).
Thesagro: Exsudato
Variedade
Panicum maximum
Lactuca sativa
Data Created: 2017-03-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016cpamtikedaexsudatosradicularescultivarespanicumlactucasativap90.pdf179,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace