Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065703
Title: Qualidade de tomates para processamento industrial.
Authors: HAUTH, M. R.
LAMON, F. R.
CAMPOS, S. de C.
FERNANDES JUNIOR, F.
Affiliation: MICHELE R. HAUTH, UFMT-SINOP; FERNANDO R. LAMON, UNEMAT-CACERES; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; FLAVIO FERNANDES JUNIOR, CPAMT.
Date Issued: 2017
Citation: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 5., 2016, Sinop. Anais. Sinop, MT: Embrapa, 2017. p. 101-104.
Description: O tomate (Lycopersicon esculentum Mill.) é cultivado em grande escala na agricultura brasileira e é uma das culturas mais difundidas em todo mundo. Este fruto se destaca como umas das principais hortaliças cultivadas no Brasil destinada ao processamento industrial. Sua produção está concentrada basicamente na região centro-oeste, sendo que esta atividade gera emprego, renda e divisas para o país (MORETTI; MATOS, 2009). Entretanto, o estado do Mato Grosso participa apenas com 0,30% da produção nacional de tomate (LEVANTAMENTO..., 2014), não atendendo a demanda de consumo interna. Esta situação evidencia que há uma demanda a ser suprida e, considerando a disponibilidade de áreas no território mato-grossense, a interferência climática é um dos maiores obstáculos existentes no avanço desta cultura no estado. Nos últimos anos, a produção de tomate passou por grandes transformações tecnológicas, destacando-se a utilização de híbridos de elevada produtividade e de longa vida de prateleira. A avaliação de cultivares dentro de condições edafoclimáticas conhecidas permite comparar genótipos quanto ao seu potencial produtivo, qualidade de frutos e resistência a doenças e pragas. Esta avaliação é importante também para conhecer os materiais mais adequados para cada região, pois cada um tem suas características genéticas que determinam sua maior ou menor sensibilidade às condições ambientais e a outros fatores de produção (PEIXOTO et al., 1999). Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de materiais comerciais de tomateiro quanto à qualidade de frutos para o processamento industrial, nas condições da região norte de Mato Grosso.
Thesagro: Tomate
Keywords: Processamento industrial
Language: pt_BR
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016cpamtbotelhoqualidadetomateprocessamentoindustrialp101.pdf126,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace