Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065783
Título: Distribuição da variação genética entre e dentro de sub-populações de Brachiaria ruziziensis tetraploide e sua aplicação na seleção direcional.
Autoria: VENTURA, E. F.
RESENDE, R. M. S.
RAGALZI, C. M.
VILELA, M. de M.
Afiliação: UNIDERP; ROSANGELA MARIA SIMEAO RESENDE, CNPGC; Universidade Catolica Dom Bosco; MARIANE DE MENDONCA VILELA, CNPGC.
Ano de publicação: 2016
Referência: WORKSHOP MELHORAMENTO VEGETAL, 2., 2016, Campo Grande, MS. Contribuições, Avanços e perspectivas para o Cerrado brasileiro. Anais... Campo Grande, MS: SBMP, 2016.
Conteúdo: Progênies de meios-irmãos em uma população estruturada da gramínea forrageira Brachiaria ruziziensis Germain &Evrard (sin.: B. eminii, Urochloa ruziziensis) foram analisadas usando a metodologia de modelos mistos. Foram estimados parâmetros genéticos e fenotípicos e preditos os valores genéticos individuais e das sub-populações com a finalidade de subsidiar e aumentar a acurácia na seleção direcional. Foram avaliados os caracteres associados à produção de biomassa em plantas individuais de 59 progênies, num experimento delineado em blocos ao acaso com 20 repetições. As herdabilidades individuais no sentido restrito variaram de 0,13 a 0,38.As herdabilidades estimadas entre populações variaram de 0,03 a 0,10 para os caracteres associados à produção de biomassa. O coeficiente de endogamia entre populações (FST) variou de 0,10 a 0,19 e o coeficiente de variação relativa (CVr) para as progênies variou de 0,37 a 0,60. Evidenciou-se uma correlação de ranking de alta magnitude e significativa entre a herdabilidade individual e o CVr, esse último relacionado com a evolvability, ou seja, a capacidade de resposta da população à seleção direcional para fins de melhoramento. Os valores de FST obtidos para os caracteres quantitativos presentemente avaliados deverão ser comparados futuramente com aqueles obtidos para marcadores moleculares neutros na seleção natural e artificial, tais como microssatélites, para a realização de novas inferências sobre a divergência das sub-populações. Apesar dos méritos genéticos de populações não serem comumente considerados no melhoramento de forrageiras, os valores presentemente estimados demonstram que há distribuição da variação genética entre e dentro de populações em B. ruziziensis, nos caracteres de relevância para a produção forrageira. Essa variação nos dois níveis deve ser considerada visando o aumento dos ganhos com seleção.
Thesagro: Melhoramento
Planta forrageira
Parâmetro genetico
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Distribuicaodavariacaogenetica.pdf283,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace