Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065807
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MAGALHÃES, L. A.
FONSECA, M. F.
MARTINHO, P. R. R.
CASTRO, G. S. A.
DALTIO, J.
CARVALHO, C. A. de
Additional Information: LUCIOLA ALVES MAGALHAES, CNPM; MARCELO FERNANDO FONSECA, CNPM; PAULO ROBERTO RODRIGUES MARTINHO, SGTE; GUSTAVO SPADOTTI AMARAL CASTRO, CNPM; JAUDETE DALTIO, SGTE; CARLOS ALBERTO DE CARVALHO, CNPM.
Title: Apoio ao desenvolvimento agropecuário e social em Alagoas
Publisher: In: SIMPÓSIO SOBRE AS GEOTECNOLOGIAS E GEOINFORMAÇÃO NO ESTADO DE ALAGOAS, 4., 2016, Maceió. Anais... Maceió, AL: SEPLAG, 2016.
Language: pt_BR
Notes: 4º GeoAlagoas.
Keywords: Desenvolvimento agropecuário
Inteligência territorial estratégica
Qualificação territorial.
Description: O estado do Alagoas possui 102 municípios agrupados em 13 microrregiões geográficas e distribuídos em 2,7 milhões de hectares. Sua população total é de 3.120.494 habitantes, sendo que aproximadamente 26% residem em áreas rurais (IBGE, 2010). Os 123.332 estabelecimentos agropecuários existentes no estado ocupam quase 76% de sua área total (2.112.567 hectares). Apesar da grande presença, a contribuição da agropecuária para o PIB do estado foi de apenas 6% em 2010. A ocupação territorial da agricultura não reflete sua importância econômica para o estado, especialmente no que tange a agricultura familiar. A análise integrada de aspectos naturais, agrários, agrícolas, de infraestrutura e socioeconômicos é essencial para a compreensão de um território. Condições climáticas desfavoráveis, cenários agrários conflitivos ou deficiências em infraestrutura de armazenamento ou logística contribuem ou impactam substancialmente sobre o desenvolvimento da agricultura de uma região (MIRANDA et al., 2014). Apesar do grande volume de dados espaciais hoje disponíveis na web, a maior parte deles encontra-se dispersa nas várias agências e órgãos públicos geradores de dados. Iniciativas governamentais de agregar esses dados ainda estão em fase de implantação e demandam esforços adicionais para efetiva análise integrada (BRASIL, 2008). Além disso, grande parte 4° GeoAlagoas ? Simpósio sobre as geotecnologias e geoinformação no Estado de Alagoas dos estudos convencionais para o desenvolvimento agropecuário regional é direcionada por cadeia produtiva, o que também dificulta a visão global. O objetivo desse trabalho é prover uma visão integrada do contexto territorial do estado do Alagoas no que tange aspectos de desenvolvimento agropecuário. O intuito é promover uma discussão e elencar informações relevantes para subsidiar políticas públicas e ações público-privadas que resultem em ações pertinentes para o desenvolvimento sustentável do estado. Os produtos da caracterização territorial podem servir a diversos propósitos em função dos interesses das instituições que operam e irão trabalhar na região e até mesmo direcionar ações de transferência de tecnologia.
Thesagro: Pobreza Rural.
Data Created: 2017-03-02
ISBN: 978-85-69709-02-2
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
48112016.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace