Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1067784
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorWADT, P. G. S.
dc.contributor.authorCOUTO, W. H. do
dc.contributor.authorDELARMELINDA, E. A.
dc.contributor.authorANJOS, L. H. C. dos
dc.contributor.authorPEREIRA, M. G.
dc.date.accessioned2024-07-22T19:55:47Z-
dc.date.available2024-07-22T19:55:47Z-
dc.date.created2017-03-28
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationBiota Amazônia, v. 6, n. 1, p. 55-59, 2016.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1067784-
dc.descriptionNa região sul-ocidental da Amazônia ocorrem solos sedimentares associados a ocorrência de argilas de alta atividade, cuja distribuição apresenta alta variabilidade em pequena abrangência territorial. O sistema tradicional utilizado para a avaliação da aptidão agrícola das terras na escala necessária para o planejamento das atividades ao nível da propriedade rural não se adequa para essa. Assim, o propósito deste trabalho foi comparar um sistema alternativo para a avaliação da aptidão das terras, com a metodologia original, utilizando dados publicados de dezenove perfis de solos do município de Thaumaturgo, estado do Acre. Os resultados indicaram que o sistema alternativo se mostrou sensível para a maioria dos fatores de limitação da aptidão agrícola, à exceção de um Gleissolo e um Neossolo Flúvico. Tanto para o Neossolo como para os demais solos (Argissolos, Cambissolos, Chernossolo e Luvissolos) o sistema alternativo indicou tipos de uso da terra mais adequados para a região. Na maioria das situações, comparativamente ao método original, a indicação foi para sistemas de uso mais conservacionistas em situação de solos mais frágeis (menos desenvolvidos pedologicamente) e sistemas de uso mais intensos para solos menos frágeis.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectOrdenamento territorial
dc.subjectAvaliação ambiental
dc.titleAvaliação da aptidão das terras em solos sedimentares associados a argilas de alta atividade da Amazônia Sul-Ocidental.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroUso da Terra
riaa.ainfo.id1067784
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-22
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18561/2179-5746/biotaamazonia.v6n1p55-59
dc.contributor.institutionPAULO GUILHERME SALVADOR WADT, CPAF-RO; WANDERSON HENRIQUE DO COUTO, MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO; LAINE ALMEIDA DELARMELINDA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAF-RO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Wadt-et-al-2016-saaat-marechalthaumaturgo.pdf533.11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace