Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1068005
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MELO, M. P.
BESERRA JÚNIOR. J. E. A.
MATOS, K. S.
MOREIRA, S. I.
NECHET, K. de L.
Additional Information: M. P. MELO, UFPI; J. E. A. BESERRA JÚNIOR, UFPI; K. S. MATOS, UFRR; S. I. MOREIRA, UFLA; KATIA DE LIMA NECHET, CNPMA.
Title: Relato de Ceratobasidium sp. causando queima-do-fio em pitanga e neem no Brasil.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 49., 2016, Maceió. Anais... Maceió: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2016. Ref. 88.
Language: pt_BR
Keywords: Rhizoctonia like
Basidiósporo
Description: A Queima-do-fio é uma importante doença encontrada especificamente em plantas arbóreas, nas regiões de clima úmido e quente. O agente causal recebe vários nomes como: Pellicularia koleroga, Koleroga noxia e Ceratobasidium. Este trabalho teve como objetivo identificar o agente etiológico da Queima-do-fio em árvores de pitanga e neem. No Campus da UFPI foi observado plantas de neem e pitanga com sintomas de queima generalizada, com presença de micélio e esclerócios na superfície das folhas. Ao realizar preparações microscópicas observou hifas típicas de Rhizoctonia Like e basídias com quatro basidiósporos. O fungo foi isolado diretamente, com auxilio de agulha estéril, fragmentos de escleródios foram transferidos para meio de cultura (BDA). As culturas apresentaram coloração branca com formação de tufos de micélio. A região Internal Transcribed Spacer (ITS) foi amplificada usando os primers ITS1 e ITS4. Na análise filogenética, os isolados de pitanga e neem agruparam em um clado com isolados de Ceratobasidium sp. obtidos de chá, manga e graviola, e distintos das demais espécies de Ceratobasidium. As inoculações foram realizadas com inserção de palitos colonizados que foram fixados em ramos jovens. Mancha foliar foram observadas 10 dias após a inoculação. Análise morfológica e filogenética revelou que o agente etiológico da Queima-do-fio em pitanga e em neem se trata de uma nova linhagem filogenética de Ceratobasidium. Futuramente, esta linhagem será descrita juntamente com isolados de outros hospedeiros.
Thesagro: Queima do fio.
NAL Thesaurus: Rhizoctonia
Data Created: 2017-04-03
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
melomp.pdf55,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace