Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1069578
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MOTTA, P. E. F. da
SIQUEIRA, J. O.
RIBEIRO, B. T.
SILVA, S. H. G.
POGGERE, G. C.
CURI, N.
Additional Information: PAULO EMILIO FERREIRA DA MOTTA, CNPS; JOSÉ OSWALDO SIQUEIRA, INSTITUTO TECNOLÓGICO VALE; BRUNO TEIXEIRA RIBEIRO, UFLA; SÉRGIO HENRIQUE GODINHO SILVA, UFLA; GIOVANA CLARICE POGGERE, UFLA; NILTON CURI, UFLA.
Title: Urochloa decumbens growth and P uptake as affected by long-term phosphate fertilization, mycorrhizal inoculation and historical land use in contrasting Oxisols of the Brazilian Cerrado.
Publisher: Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 41, n. 2, p. 209-219, mar./abr. 2017.
Language: en
Keywords: Cultivo por longos períodos
Latossolos
P-disponível
Description: No manejo da fertilidade de Latossolos brasileiros altamente intemperizados e lixiviados, o P é o macronutriente mais limitante. Assim, conduziu-se um experimento em casa de vegetação, objetivando-se avaliar a influência da interação entre doses de P, inoculação micorrízica e histórico de uso do solo no crescimento de Urochloa decumbens e absorção de P, em quatro Latossolos com atributos químicos, físicos e mineralógicos contrastantes. As plantas foram cultivadas em vasos contendo 4 kg de solo, dispostos em um delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições e esquema fatorial 2x2x2: duas doses de P; com e sem inoculação micorrízica; solos cultivados por longos períodos e não cultivados (sob vegetação nativa). Realizaram-se dois cultivos com duração de 10 semanas cada. Após cada cultivo avaliaram-se a matéria seca da parte aérea, teor e acúmulo de P na parte aérea. No primeiro cultivo, maior resposta ao P aconteceu nos solos sob vegetação nativa em associação à inoculação e adição de P. No segundo cultivo, a inoculação teve maior efeito em todos os solos, associada à menor dose de P. O aumento do P no solo aumenta a concentração desse nutriente na parte aérea. A inoculação não teve efeito na concentração e no acúmulo de P na parte aérea de Urochloa. O crescimento de Urochloa decumbens foi fortemente influenciado pela interação entre classe de solo x histórico de uso da terra x dose de P x inoculação.
Data Created: 2017-05-15
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017006.pdf669,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace