Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1069736
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: DEGRANDI, T. M.
MARQUES, J. R. F.
GUNSKI, R. J.
COSTA, M. R. T. da R.
MARQUES, L. C.
FIGUEIRO, M. R.
VINADÉ, L.
GARNERO, A. D. V.
Additional Information: TIAGO MARAFIGA DEGRANDI, Universidade Federal do Pampa; JOSE RIBAMAR FELIPE MARQUES, CPATU; RICARDO JOSÉ GUNSKI, Unipampa; MARIA ROSA TRAVASSOS DA ROSA COSTA, CPATU; LARISSA COELHO MARQUES; MARIVALDO RODRIGUES FIGUEIRO, CPATU; LÚCIA VINADÉ, Inipampa; ANÁLIA DEL VALLE GARNERO, Unipampa.
Title: Cytogenetic identification of four generations of crossbred buffaloes maintained in a conservation program in the Marajó island/Brazil.
Publisher: Journal of Biotechnology and Biodiversity, Gurupi, v. 5, n. 2, p. 162-171, May 2014.
Language: en
Keywords: Ilha do Marajó
Melhoramento genético.
Description: Os búfalos domésticos são divididos em dois grupos: os búfalos de rio, com número diploide 2n= 50 e os búfalos de pântano, 2n= 48. O cruzamento F1 entre estes resultam em animais com 2n= 49, que são viáveis e férteis. No Brasil os búfalos do tipo Baio e da raça Carabao são mantidos em um programa de conservação genética que visa manter esses grupos separados, conservando seu patrimônio genético in situ e ex situ. O objetivo deste estudo foi avaliar citogeneticamente búfalos da raça Carabao, tipo Baio e suas crusas F1, F2, F3 e F4 mantidos em um programa de conservação genética. As metáfases foram obtidas a partir de cultura de linfócitos de 50 animais da raça Carabao, 45 do tipo Baio e 10 descendentes de uma fêmea mestiça. Os animais do tipo Baio apresentaram 2n= 50, os da raça Carabao 2n= 48. Para os descendentes foram observados 2n= 48 e 2n= 49, com variações morfológicas no primeiro par. O número diplóides 2n= 49 confirma a presença de animais cruzados no programa de conservação. Assim, a exclusão destes animais e seus descendentes é altamente recomendada dos rebanhos originais a fim de manter os genótipos separados para cada grupo genético.
Thesagro: Genética animal
Bufalo
Biometria.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2017-05-17
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CytogeneticRibamarmarques.pdf626.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace