Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1069747
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSOUSA, A. D. de
dc.date.accessioned2025-07-01T18:20:51Z-
dc.date.available2025-07-01T18:20:51Z-
dc.date.created2017-05-18
dc.date.issued2015
dc.identifier.citation2015.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1069747-
dc.descriptiono nematoide-das-galhas da goiabeira, Meloidogyne enterolobii (Sin: M mayaguensis) tem causado perdas graves em plantios comerciais de goiabeiras em vários Estados brasileiros. O uso de espécies de mirtáceas não hospedeiras e a resistência genética de porta-enxertos são recomendados como medidas de controle mais propícias. Este trabalho teve como objetivos avaliar quatro espécies do gênero Psidium (P. cattleyanum, P. friedrichstalianum, P. guineense e P. guajava cv. 'Paluma') quanto à penetração, desenvolvimento, reprodução e respostas celulares induzidas nas raízes por M enterolobii. Foram realizados três experimentos para avaliação da penetração, desenvolvimento e reprodução do nematoide e ao mal, realizadas análises histológicas. No experimento 1 foram utilizadas 60 plantas inoculadas com 6.000 ovos e, nos experimentos 2 e 3, foram utilizadas 44 e 12 plantas, inoculadas com 8.000 e 5.000 juvenis de segundo estádio (12) de M enterolobii por planta, respectivamente. As plantas foram avaliadas aos 5, 10 e 20 dias após a inoculação (DAI) para penetração e desenvolvimento e aos 60 DAI para a reprodução do nematoide. As espécies Psidium cattleyanum, P. friedrichstalianum e P. guineense se comportaram como resistentes ao nematoide e, P. guajava confirmou sua suscetibilidade. Durante o período experimental, em relação as análises histológicas, M enterolobii não completou o ciclo de vida nas espécies resistentes as quais apresentaram sítios de alimentação pouco desenvolvidos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectNematoide-das-galhas
dc.subjectMeloidogyne enterolobii
dc.subjectGuava
dc.titlePenetração, desenvolvimento e reprodução de Meloidogyne enterolobii em espécies de Psidium e respostas celulares induzida nas raízes.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroGoiaba
dc.subject.thesagroDoença
dc.subject.thesagroPsidium Guajava
dc.subject.thesagroResistência Genética
dc.subject.nalthesaurusPsidium
dc.subject.nalthesaurusPsidium cattleyanum
dc.subject.nalthesaurusPsidium friedrichsthalianum
dc.subject.nalthesaurusPsidium guineense
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Fitopatologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Orientado por Elvira Maria Régis Pedrosa; coorientado por Jualiana Martins Ribeiro, Embrapa Semiárido; José Mauro da Cunha e Castro, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent247 f.
riaa.ainfo.id1069747
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-01
dc.contributor.institutionALAIN DENIS DE SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Penetracaodesenvolvimento-e-reproducao.pdf1.95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace