Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070348
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: FAZOLIN, M.
ESTRELA, J. L. V.
MONTEIRO, A. F. M.
GOMES, L. P.
SILVA, I. M. da
SILVA, M. S. de F.
Additional Information: MURILO FAZOLIN, CPAF-Acre; Joelma Lima Vidal Estrela; ANDRE FABIO MEDEIROS MONTEIRO, CPAF-Acre; Luiara Paiva Gomes, Uninorte; Iriana Maria da Silva, Uninorte; Maria Sâmylla de Farias Silva, Uninorte.
Title: Potencial sinérgico do óleo de Piper aduncum para inseticidas formulados com misturas de princípios ativos.
Publisher: Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences, Belém, PA, v. 59, n. 4, p. 362-369, out./dez. 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Lagarta do cartucho
Caterpillars
Oruga
Homogeneidade
Homogeneity
Dilapiol
Dilapidol
Butóxido de piperonila (PBO)
Sinergismo de los plaguicidas.
Aceites esenciales
Butóxido de piperonil
Insecticidas botánicos
Larvas de insectos
Plagas de plantas
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a sinergia e a homogeneidade da resposta das lagartas de Spodoptera frugiperda ao óleo essencial de Piper aduncum, em combinações com inseticidas formulados com dois princípios ativos em misturas prontas: imidacloprido/betaciflutrina, teflubenzuron/alfacipermetrina e tiametoxan/lambdacialotrina em comparação a butóxido de piperonila (PBO controle positivo). Por meio da relação das CL50 e DL50 dos inseticidas tomados isoladamente e de suas respectivas combinações sinérgicas com o óleo essencial e o PBO, foram obtidos os fatores de sinergismo (FSs) para comparação entre si. O coeficiente angular das curvas de dose/concentração-mortalidade foi utilizado para determinar a toxicidade relativa promovida pelos sinérgicos e a homogeneidade de resposta. Por contato residual, evidenciou-se significativa potencialização dos inseticidas comerciais formulados com misturas prontas de tiametoxan/lambdacialotrina (FS= 4,9 - 8,8) e teflubenzuron/alfacipermetrina (FS = 968,3 - 1.294,4), quando combinados com óleo essencial de P. aduncum. Já por contato tópico, ocorreu significativa potencialização somente com a mistura teflubenzuron/alfacipermetrina (FS= 1,6 - 7,8), quando combinada com óleo essencial. As combinações sinérgicas apresentaram homogeneidade de resposta tanto por contato tópico como residual, para pelo menos uma combinação sinérgica com o óleo essencial de P. aduncum. A significância dos valores do FS das combinações do óleo essencial de P. aduncum com os inseticidas à base de tiametoxan/lambdacialotrina e teflubenzuron/alfacipermetrina pode indicar que esse óleo essencial é uma alternativa ao PBO na promoção do efeito sinérgico.
Thesagro: Praga de planta
Pimenta de macaco
Lagarta
Spodoptera frugiperda
Piperaceae
Óleo essencial
Inseticida de origem vegetal
Inseticida organo-sintético
Sinergismo
NAL Thesaurus: Plant pests
Piper aduncum
Insect larvae
Essential oils
Botanical insecticides
Pesticide synergists
Piperonyl butoxide.
Data Created: 2017-06-05
ISSN: 2177-8760
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26324.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace