Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070444
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLARANGEIRA, L. R.
dc.date.accessioned2025-07-09T19:48:23Z-
dc.date.available2025-07-09T19:48:23Z-
dc.date.created2017-06-06
dc.date.issued2015
dc.identifier.citation2015.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070444-
dc.descriptionO objetivo do trabalho foi estabelecer um protocolo de multiplicação eficiente de uma linha da cv. Sugar Baby, do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitáceas para o Nordeste brasileiro, localizado na Embrapa Semiárido, Petrolina-PE. Foram utilizados como explantes segmentos apicais, segmentos nodais com gemas, e brotos de aproximadamente um em de comprimento, que foram inoculados em meio composto de sais e vitaminas de MS, com variação nas concentrações de 6-benzilaminopurina (BAP) em ~M: 0,0 - 0,25 - 0,5 - 0,75 - 1,0. Dados referentes ao número médio de brotos (NMB), comprimento dos brotos (CB, em em), número médio de raízes (NMR) e comprimento das raízes (CR, em em) foram tomados decorridos 40 e 60 dias. Os resultados mostraram que houve diferença estatística para a variável número médio de brotos apenas após 60 dias de cultivo, sendo as concentrações superiores a 0,75 ~M de BAP mais eficientes na indução de gemas para o acesso 44 da cv. Sugar Baby. Quanto ao número médio de raízes, a presença de BAP no meio de cultura inibiu a indução de raízes, uma vez que o tratamento TI com 0,0 ~M de BAP foi o que apresentou os melhores resultados em ambas as avaliações. Em relação ao comprimento médio das raízes, observou-se diferença significativa após 60 dias de cultivo, sendo a testemunha superior aos demais. No experimento de enraizamento com ácido indolbutírico (AIB), não houve diferença estatística para o número médio de brotos devido à hiperidricidade que ocorreu nos explantes. Porém, para o comprimento médio das raízes, o tratamento TI com 0,0 mg L-I de AIB apresentou as melhores médias. Desta forma, concluiu-se que, nas condições experimentais adotadas, o BAP mostrou-se eficiente na indução de brotos de melancia do acesso 44, cv. Sugar Baby e não houve necessidade de adicionar o regulador vegetal AIB para induzir o enraizamento das plântulas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProtocolo de multiplicação
dc.titleProliferação axilar in vitro, em segmentos caulinares de melancia (Citrullus lanatus).
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroMelancia
dc.subject.thesagroCultura de tecido
dc.subject.thesagroCultura in vitro
dc.subject.thesagroClonagem
dc.subject.thesagroReprodução Assexuada
dc.subject.nalthesaurusWatermelons
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro. Orientada por Manoel Abílio de Queiroz; coorientadora por Juliana Martins Ribeiro, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent243 f.
riaa.ainfo.id1070444
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-09
dc.contributor.institutionLARISSE ROMERO LARANGEIRA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Proliferacao-axilar-in-vitro-em-segmentos-caulinares-de-melancia-Citrullus-lanatus..pdf676.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace