Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070465
Título: O movimento dos pequenos agricultores e a luta em defesa das sementes crioulas no alto sertão sergipano, Brasil.
Autoria: AMORIM, L. O. do
PEREIRA, M. C. de B.
CURADO, F. F.
OLIVEIRA, L. C. L. de
VASCONCELOS, E. B. de
Afiliação: LUCAS OLIVEIRA DO AMORIM; MONICA COX DE BRITTO PERIEIRA; FERNANDO FLEURY CURADO, CPATC; LANNA CECILIA LIMA DE OLIVEIRA; ELIELMA BARROS DE VASCONCELOS.
Ano de publicação: 2017
Referência: Revista de Geografia, Recife, v. 34, n. 1, p. 71-90, 2017.
Conteúdo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como o Movimento dos Pequenos Agricultores vem organizando sua luta em defesa das sementes crioulas no estado de Sergipe a partir de ações do Território do Alto Sertão Sergipano. As informações que foram analisadas neste trabalho partiram de leituras do Plano Camponês e do Plano Nacional de Sementes Crioula do MPA. Além isto, através da observação-participante, buscou-se ivenciar a realidade do Movimento durante o encontro de agricultores(as) guardiões e guardiãs das sementes crioulas (2016) no município de Poço Redondo/SE. O MPA vem realizando uma luta ampla contra o avanço do agronegócio no Alto Sertão Sergipano. Neste sentido, a defesa das sementes crioulas representa uma simbologia na resistência da agricultura camponesa, ao mesmo tempo que nos remete a um novo paradigma de desenvolvimento do campo baseado nos princípios da Agroecologia.
Thesagro: Agricultor
Semente
Palavras-chave: Agroviodiversidade
Pequeno agricultor
Semente crioula
ISSN: 0104 - 5490
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
130343321PB.pdf508,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace