Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071098
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BENEDETTI, E. L.
SANTIN, D.
WENDLING, I.
NOVAK, C. F.
STASKOVIAK, A. P.
Additional Information: Eliziane L. Benedetti, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina; Delmar Santin, Cambona Consultoria e Treinamento Agroindustrial; IVAR WENDLING, CNPF; Cristiano F. Novak, Bolsista do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de SC; Ana P. Staskoviak, Bolsista do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de SC.
Title: Adubação orgânica e clonagem pode alavancar a produtividade da erva-mate.
Publisher: In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DA ERVA-MATE, 7.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ERVA-MATE, 3.; FEIRA DE TECNOLOGIA NA INDÚSTRIA ERVATEIRA. 1., 2017. Erechim. Integrando ciência e tecnologia para promover avanços na cadeia produtiva de erva-mate: anais. Erechim: URI, 2017.
Pages: p. 157-161.
Language: pt_BR
Keywords: Erva mate
Cama de frango
Description: A desnutrição e a heterogeneidade do material genético são fatores que atualmente interferem para a baixa produtividade e qualidade da erva-mate. A adubação orgânica e a clonagem são alternativas que podem sanar esses problemas nessa cultura. O objetivo do trabalho foi avaliar a resposta em crescimento e nutrição da planta, assim como, a disponibilidade de nutrientes no solo cultivado com clones de erva-mate e adubado com cama de frango. O experimento foi conduzido por sete meses em casa de vegetação. Testouse três doses de cama de frango (0, 20 e 35 g dm-3) e dois clones (clone 1 e 2) de erva-mate. Avaliou-se a disponibilidade de P e K no solo, a produtividade de massa verde total (MVT) e teor foliar de P, K e S. A cama de frango aumentou a disponibilidade de P e K no solo e estimulou a produtividade de MVT da erva-mate. Dose de 35 g dm-3 de cama de frango deve ser evitada, pois, afeta negativamente o crescimento da erva-mate. Conclui-se que a ervamate responde positivamente a adubação com cama de frango, sendo a dose de 20 g dm-3, a mais indicada para a maior produtividade de massa verde total; além de ser uma boa fonte de nutrientes a qual disponibiliza P e K no solo para atender a demanda desses nutrientes pela erva-mate; e o genótipo é um fator importante para aumentar a produtividade dos ervais, sendo o clone 2, em média 17 % mais produtivo que o clone 1.
Thesagro: Ilex paraguariensis
Espécie nativa
Nutrição
Propagação vegetativa
NAL Thesaurus: Plant propagation
Year: 2017-06-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017IvarCSEAdubacao.pdf286,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace