Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071215
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorREZENDE, E. H.
dc.contributor.authorAUER, C. G.
dc.contributor.authorHIGA, A. R.
dc.contributor.authorSANTOS, A. F. dos
dc.contributor.authorSILVA, L. D.
dc.date.accessioned2020-08-19T04:10:42Z-
dc.date.available2020-08-19T04:10:42Z-
dc.date.created2017-06-21
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationEnciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 14, n. 25, p. 726-735, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071215-
dc.descriptionAs espécies de Eucalyptus são as mais cultivadas no Brasil, porém durante o ciclo da cultura algumas doenças bióticas como a mancha foliar e o cancro podem interferir no desenvolvimento das árvores e reduzir a produtividade. Conhecer os fungos associados a essas doenças é de fundamental importância no estabelecimento de medidas de controle e na escolha de matériais genéticos resistentes. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi avaliar os fungos causadores de mancha foliar e do cancro e descrever os sintomas, em uma população de Eucalyptus grandis, plantada em dois locais no estado de São Paulo. O levantamento foi efetuado em Anhembi e Itatinga focando a avaliação nos fungos associados à mancha foliar e cancros, em cada área, aos 15 e 27 meses de idade de plantio. Amostras sintomáticas de folhas e troncos foram coletadas e levadas para isolamento e identificação dos patógenos. A frequência dos fungos e a descrição dos sintomas foram feitas para cada doença. Para mancha foliar, foram associados Kirramyces epicoccoides e Cylindrocladium sp. sendo o primeiro o mais frequente nos dois locais e nas duas avaliações. Na primeira avaliação, houve maior presença de Cylindrocladium sp. em Itatinga. Em relação ao cancro, Crysoporthe cubensis foi o principal patógeno e Botryosphaeria sp. observado em menor frequência.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleFungos associados à mancha foliar e ao cancro de Eucalyptus grandis Hill (ex Maiden), em dois locais do Estado de São Paulo.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroEucalipto
dc.subject.thesagroPatógeno
dc.subject.thesagroDoença de planta
dc.subject.thesagroFungo
dc.subject.thesagroCancro
dc.subject.thesagroEucalyptus Grandis
dc.subject.thesagroMancha Foliar
dc.subject.nalthesaurusPlant diseases and disorders
dc.subject.nalthesaurusPlant pathogens
riaa.ainfo.id1071215
riaa.ainfo.lastupdate2020-08-18
dc.identifier.doi10.18677/EnciBio_2017A57
dc.contributor.institutionEduardo Henrique Rezende, Doutorando, Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal UFPR; CELSO GARCIA AUER, CNPF; Antonio Rioyei Higa, Professor Doutor, Departamento de Ciências Florestais, UFPR; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF; Luciana Duque Silva, Professor Doutor, Departamento de Ciências Florestais, Universidade de São Paulo.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2017-CelsoA-EB-Fungos.pdf2.39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace