Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. M. de
dc.date.accessioned2025-07-02T12:47:43Z-
dc.date.available2025-07-02T12:47:43Z-
dc.date.created2017-06-21
dc.date.issued2017
dc.identifier.citation2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071216-
dc.descriptionA banana (Musa spp.) é considerada um dos mais importantes frutos no comércio mundial em virtude seu potencial nutritivo e econômico. Mas, apesar de existir um grande número de variedades no mercado, a bananeira ainda é acometida por muitas doenças. A aplicação do método de cruzamentos nesta espécie é muito difícil, pois a maioria das variedades cultivadas é triploide apresentando baixa fertilidade. Nesse caso, faz-se necessário o uso da biotecnologia e de suas ferramentas aplicadas ao melhoramento genético não convencional para desenvolver novas variedades que tenham resistência aos seus diferentes tipos de patógenos. Este trabalho foi realizado com os objetivos de adaptar a técnica de obtenção de calos embriogênicos de bananeira por meio do método Scalp nas cvs. Maçã e - Pacovan, ajustando os processos de indução de estruturas polimeristemáticas e de multiplicação de brotos e induzir o aumento da variabilidade genética por meio da mutagênese in vitro com o uso do agente químico etilmetanosulfonato e, da transformação genética pelo bombardeamento de micropartículas. Foram avaliados os calos formados, o efeito do mutagênico no cultivo in vitro de brotos e, os efeitos da transformação genética quanto à resistência dos brotos em meio de seleção contendo o herbicida Imazapyr. Os resultados mostraram que as estruturas polimeristemáticas obtidas têm capacidade de originar calos com apenas um mês de cultivo e, ambas as cultivares desenvolveram calos friáveis com rendimentos médios acima de 90%. A eficiência desse método foi comprovada pela alta capacidade de indução de calos friáveis nas duas cultivares avaliadas, como também pela rapidez no processo de obtenção de calos, sendo este o primeiro estudo de adaptação da metodologia para as cultivares Maçã e Pacovan. Por outro lado, a avaliação da indução de mutação permitiu concluir que a sobrevivência e a capacidade de formação de brotos diminuíram em função do aumento da concentração e do tempo de imersão no etilmetanosulfonato. As plantas sobreviventes passaram por uma triagem com o agente seletivo ácido fusárico na qual, foi possível regenerar plantas in vitro das cultivares submetidas ao tratamento com o mutagênico e selecionar possíveis mutantes com resistência ao ácido fusárico para as cvs. Maçã e Pacovan. O método da transformação genética mostrou-se eficiente na regeneração dos brotos resultando em altos valores de sobrevivência e multiplicação, onde possíveis plantas transgênicas de bananeira cv. Maçã foram obtidas, após a seleção de resistência ao herbicida. Portanto, conclui-se que todo material produzido, tanto na fase mutagênica quanto na transformação genética, apresenta uma maior variabilidade genética potencialmente aplicável ao melhoramento da bananeira.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPropagação in vitro
dc.subjectEstruturas polimeristemáticas
dc.subjectEmbriogênese somátic
dc.subjectTransformação genética
dc.subjectMelhoramento genético
dc.subjectImprovement genetic
dc.subjectMusa spp
dc.titleOtimização do sistema de multiplicação in vitro por meio do método Scalp e indução do aumento da variabilidade genética pelo uso de mutagênico químico e da transformação genética em bananeira (Musa spp. ABB).
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroBanana
dc.subject.thesagroCultura de tecido
dc.subject.thesagroMutação
dc.subject.thesagroReprodução Vegetal
dc.subject.nalthesaurusTissue culture
dc.description.notesTese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de de Feira de Santa, Feira de Santana. Orientada por Natoniel Franklin de Melo, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent290 f.
riaa.ainfo.id1071216
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-02
dc.contributor.institutionMARIA MAIANY DE OLIEVIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE DE FEIRA DE SANTA.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Otimizacao-do-sistema-de-multiplicacao...-2017.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace