Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1071436
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RIBEIRO, C. M. C.
SCHURT, D. A.
SOUZA, G. R. de
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
Additional Information: C. M. C. RIBEIRO, IFRR; DANIEL AUGUSTO SCHURT, CPAF-Roraima; GIOVANNI RIBEIRO DE SOUZA, CPAF-Roraima; BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CNPMA.
Title: Implicações da competição por fonte de nitrogênio no controle da mancha-bacteriana do maracujazeiro.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 49., 2016, Maceió. Anais... Maceió: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2016. Ref. 102.
Language: pt_BR
Keywords: Filoplano.
Description: A mancha-bacteriana do maracujazeiro é uma das principais doenças da cultura, e traz impacto significativo à produção. Postula-se que a carência de elementos essenciais em filoplano interfira no desenvolvimento da doença e restrinja a densidade populacional de Xanthomonas axonopodis p v. passiflorae (Xap) necessária para causar infecção. Em estudo preliminar, foi selecionado um antagonista que demonstrou capacidade de competir por aminoácidos e de reduzir a severidade da doença. Infere-se que esse antagonista interfira, por esse meio, no processo infectivo. Assim, objetivou-se determinar como a competição por fonte de nitrogênio no filoplano interfere em populações de Xap e na severidade da doença. Utilizou-se antagonista 18SP, selecionado para o controle da doença e que apresentou índice de sobreposição de nicho de 100% quando consideradas as fontes de nitrogênio orgânico. Plantas foram pulverizadas até o ponto de escorrimento com suspensão do antagonista 18SP (Abs540= 0,3) e plantas do tratamento controle pulverizadas somente com água destilada estéril. Após 24 h, metade das plantas colonizadas com o antagonista e outro com água destilada estéril foram pulverizadas com uma suspensão de ácido L-glutâmico (1 g.L-1). Em seguida foi feita a inoculação com Xap resistente a 200 mg.L-1 de rifampicina, por pulverização em todos os tratamentos. Os resultados demonstraram que a competição por fonte de nitrogênio não alterou a densidade populacional de Xap no filoplano, porém, reduziu a severidade da doença.
Thesagro: Controle biológico
Passiflora Edulis.
NAL Thesaurus: Xanthomonas axonopodis.
Data Created: 2017-06-23
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016RA080.PDF54,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace