Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1073118
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BENATO, E. A.
BELLETTI, T. C.
TERAO, D.
FRANCO, D. A. S.
Additional Information: E. A. BENATO, CEIB/IB; T. C. BELLETTI, Bolsista PIBIC/CNPq; DANIEL TERAO, CPATSA; D. A. S. FRANCO, CEIB/IB.
Title: Controle de Penicillium digitatum em laranja pós-colheita com uso de óleos essenciais e outros métodos.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 48.; CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA PÓS COLHEITA, 2., 2015, São Pedro, SP. Fitopatologia de precisão - fronteiras da ciência: anais. [Brasilia, DF]: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2015. 1 Pôster.
Language: pt_BR
Keywords: Bolor verde
Cinnamomun zeylanicum
Termoterapia.
Description: O bolor verde é a principal doença de frutos cítricos pós-colheita. Produtos e processos alternativos para controle de doenças vêm sendo cada vez mais requeridos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antifúngica de óleos essenciais sobre P. digitatum em laranjas, isoladamente ou em combinação com tratamento térmico. Para isso, laranjas foram inoculadas com 10 uL de suspensão de conídios (105 ufc mL-1), em dois períodos de incubação (4 h antes ou 24 h após os tratamentos). Os tratamentos com óleos essenciais por aspersão foram: testemunha (água), canela, capim-limão e palmarosa, a 0,5 e 1,0 g L-1, acrescidos de Tween20. Outro teste foi realizado com óleo de canela a 0,0; 0,12; 0,25; 0,5 e1,0 g L-1 e com a mistura de canela 0,12 g L-1 + capim-limão 0,12 g L-1. O armazenamento foi a 25°C/80%UR por até 6 dias. Avaliou-se a severidade da podridão diariamente. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 10 repetições. Efetuou-se também um teste em laranjas inoculadas 4 h antes dos tratamentos: testemunha; canela 0,12 g L-1; termoterapia (60°C/20 s); termoterapia + óleo de canela e imazalil. O delineamento contou com 6 repetições de 6 frutos. Armazenaram-se os frutos a 10°C/95%UR por 6 dias mais 3 dias em condição ambiente. O óleo de canela foi o mais eficiente como curativo e o capim-limão como protetivo dos frutos. Os tratamentos com termoterapia + óleo de canela e com fungicida imazalil apresentaram, significativamente, os melhores resultados no controle do bolor verde em laranjas.
NAL Thesaurus: Cymbopogon citratus
Imazalil.
Data Created: 2017-07-24
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
terao.pdf13,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace