Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBOEIRA, R. C.
dc.contributor.authorBETTANIN, V. C.
dc.contributor.authorMORAES, M. P. G. de
dc.contributor.authorSOUZA, M. D. de
dc.date.accessioned2017-08-25T19:09:26Z-
dc.date.available2017-08-25T19:09:26Z-
dc.date.created2017-08-23
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 26.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 10.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 8.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 5., 2004, Lages. Fertbio 2004. Lages: SBCS, 2004., 2004 1 CD-ROM
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074291pt_BR
dc.descriptionA utilização racional de resíduos orgânicos como fertilizantes na agricultura depende do conhecimento da composição química desses materiais. Na fruticultura comercial, especialmente naquela voltada à exportação, essa informação assume grande importância pelo fato da adubação orgânica representar parte dos custos de produção, os quais devem ser otimizados para permitir maior competitividade no mercado. Um dos principais entraves à intensificação do uso dos resíduos orgânicos na agricultura reside na falta de métodos de análise específicos, padronizados e amplamente aceitos, sendo em geral utilizados os métodos comuns à análise foliar para sua caracterização química. Krug (1996) indica métodos de digestão usados na análise de tecidos vegetais que podem ser aplicados na decomposição de resíduos orgânicos, embora a composição química de muitos desses materiais possa diferir marcadamente da composição foliar. Outro fator que deve ser levado em conta na análise química desses resíduos é a massa de amostra usada na digestão, pois o grau de heterogeneidade de muitos deles não pode ser compensado na fase de pré-tratamento (principalmente nas etapas mais críticas, de trituração e peneiramento). Tal heterogeneidade das amostras pode influenciar simultaneamente a exatidão e a precisão dos resultados. Neste trabalho, teve-se como objetivo avaliar métodos de digestão utilizando-se as misturas [ácido sulfúrico + água oxigenada], [ácido nítrico + ácido perclórico] e água régia como extratores, avaliando-se também diferentes massas de amostra. Utilizaram-se amostras de resíduos orgânicos que podem ser usados como fertilizantes na fruticultura irrigada praticada na Região Nordeste do Brasil, visando-se obter um procedimento de fácil aplicação em laboratórios de análise de solos e de plantas, disponibilizando-se dados para as tabelas de adubação de culturas frutícolas, pela avaliação de teores de alguns nutrientes essenciais.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectResíduos orgânicos
dc.subjectRegião nordeste
dc.subjectFertilizantes
dc.titlePotencial de utilização de resíduos orgânicos da região nordeste como fertilizantes.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-08-29T11:11:11Zpt_BR
riaa.ainfo.id1074291
riaa.ainfo.lastupdate2017-08-29 -03:00:00
dc.contributor.institutionRITA CARLA BOEIRA, CNPMA; VIVIANE CRISTINA B MAXIMILIANO, CNPMA; MAIRA PRISCILA G. DE MORAES, CNPMA; MANOEL DORNELAS DE SOUZA, CNPMA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004SP09BoeiraPotencial15574.pdf252,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace