Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074682
Título: Quantificação de nutrientes na serapilheira em área de castanhal nativo, Flona do Tapajós em Belterra-PA.
Autoria: MOTA, A. F. L.
MOURA, Q. L. de
OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
RUIVO, M de L. P.
LEMOS, T. A.
Afiliação: AMANDA FABRICIA LEÃO MOTA, GRADUANDA UFOPA; QUÊZIA LEANDRO DE MOURA, UFOPA; RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU; MARIA DE LOUDES PINHEIRO RUIVO, MPEG; TATIANE ALMEIDA LEMOS, GRADUANDA UFOPA.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO TÉCNICO CIENTÍFICO DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA; SEMANA OFICIAL DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA, 74., 2017, Belém, PA. A responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento do País. [Brasília, DF]: Confea, 2017.
Conteúdo: Este trabalho objetivou quantificar as concentrações de nutrientes em área de castanhal nativo da FLONA do Tapajós, em Belterra- Pará, em diferentes períodos sazonais (seco e úmido). A serapilheira foi coletada mensalmente durante o período de agosto de 2015 a julho de 2016, na parcela permanente do Projeto MapCast, com auxilio de 12 coletores circulares. As concentrações dos teores de carbono, nitrogênio e enxofre foram feitas em Analisador Elementar Série II CHNS/O. As maiores concentrações de nitrogênio e enxofre foram verificadas no período úmido (janeiro a julho), e com relação ao carbono, as maiores concentrações foram identificadas no período seco (agosto a dezembro). As concentrações médias de nutrientes, quando comparadas entre os períodos seco e úmido não apresentaram diferenças significativas pelo teste t (5%).
Thesagro: Carbono
Enxofre
Nitrogênio
Serapilheira
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
108qdnnseadcnfdteb.pdf293,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace