Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1075036
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPIRES, W. N.
dc.contributor.authorMOURA, M. S. B. de
dc.contributor.authorSOUZA, L. S. B. de
dc.contributor.authorSILVA, T, G, F, da
dc.contributor.authorCARVALHO, H. F. de S.
dc.date.accessioned2017-09-07T00:13:16Z-
dc.date.available2017-09-07T00:13:16Z-
dc.date.created2017-09-05
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationAgrometeoros, Passo Fundo, v. 25, n. 1, p. 143-151, ago. 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1075036pt_BR
dc.descriptionEste trabalho teve o objetivo de avaliar os fluxos de radiação, energia, gás carbônico e vapor d’água em uma área de caatinga em regeneração na Chapada do Araripe, Pernambuco. Para tanto, dados micrometeorológicos foram obtidos durante o ano de 2013, com base em medições efetuadas por meio de sensores eletrônicos instalados em uma torre micrometeorológica de 8 metros de altura, localizados em uma área com vegetação de caatinga degradada, no Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, município de Araripina, PE. Os resultados mostraram que o ano de 2013 na região do Araripe pernambucano apresentou precipitação inferior à média histórica, influenciando no desenvolvimento da vegetação, e por sua vez, em suas relações com a atmosfera. 41% da radiação solar incidente correspondem à radiação fotossinteticamente ativa (PAR); o coeficiente de reflexão para ondas curtas (albedo) variou de 11 a 16,5% e o índice de área foliar entre 0,3 e 2,1 m2 m-2, 45% do saldo de radiação foi utilizado para aquecimento na forma de fluxo de calor sensível (H), com fechamento do balanço de energia igual a 80%. O fluxo de calor no solo (G) representou apenas 1% do saldo de radiação. Todas essas informações contribuíram para que a assimilação de carbono na caatinga degradada seja altamente dependente da ocorrência de chuvas, portando-se, como sumidouro de CO2 atmosférico durante o primeiro semestre do ano e como fonte no segundo.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGás carbônico
dc.subjectCorrelações turbulentas
dc.subjectÍndice de cobertura vegeta
dc.subjectChapada do Araripe
dc.titleFluxos de radiação, energia, CO2 e vapor d'água em uma área de Caatinga em regeneração.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2018-01-22T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.thesagroRadiação solar
dc.subject.thesagroEnergia
dc.subject.thesagroRegeneraçãopt_BR
riaa.ainfo.id1075036
riaa.ainfo.lastupdate2018-01-22 -02:00:00
dc.contributor.institutionWILIS NEIVA PIRES, Mestre, Engenharia Agrícola, UNIVASF, Juazeiro, BA; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, Professora, UAST/UFRPE, Serra Talhada, PE; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, Professor, UAST/UFRPE, Serra Talhada, PE; HERICA FERNANDA DE SOUSA CARVALHO, Bolsista DTI, CNPq.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Magna5.pdf995.24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace