Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1075387
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MORAES, R. Z.
BALIEIRO, F. de C.
FONTANA, A.
DONAGEMMA, G. K.
CHAER, G. M.
FREITAS, A. C. R. de
Additional Information: RHAISSA ZARJITSKY MORAES, UFF; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; ADEMIR FONTANA, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; GUILHERME MONTANDON CHAER, CNPAB; ANTONIO CARLOS REIS DE FREITAS, CPACP.
Title: Diâmetro médio ponderado dos agregados e água disponível separam pastagens com diferentes níveis de degradação no meio oeste maranhense.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 36., 2017, Belém, PA. Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidades. Belém, PA: UFRA, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Estabilidade de agregados
Qualidade física do solo
Maranhão
Braquiária brizantha.
Description: O estado do Maranhão possui cerca de 6,16 milhões de hectares do seu território destinados ao uso de pastagens. Quando essas áreas são mal manejadas (por meio do superpastejo ou ausência de reposição de nutrientes via adubação, por exemplo) sua cobertura vegetal perde espaço para plantas espontâneas, expondo em casos mais extremos, o solo. Dentre os vários indicadores de qualidade do solo, a estabilidade de agregados, representada por índices de agregação e a água disponível propiciam a avaliação da intensidade de uso e manejo das pastagens, já que se relacionam com processos-chaves do solo, como: retenção e movimentação de água e emissão de gases do solo e a atividade microbiana. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso do diâmetro médio ponderado (DMP) de agregados e da água disponível (AD) na separação de níveis de qualidade de pastagens do meio-oeste maranhense.
Data Created: 2017-09-12
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File SizeFormat 
2017029.pdf378,16 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace