Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBOGNOLA, H. B.
dc.contributor.authorBOGNOLA, I. A.
dc.contributor.authorSOARES, M. T. S.
dc.contributor.authorMATOS, M. de F. da S.
dc.contributor.authorWREGE, M. S.
dc.contributor.authorAGUIAR, A. V. de
dc.date.accessioned2017-09-29T10:33:18Z-
dc.date.available2017-09-29T10:33:18Z-
dc.date.created2017-09-25
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO MINEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 4., 2017, Viçosa, MG. Solos no espaço e tempo: trajetórias e tendências: anais. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Solos, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076205-
dc.descriptionNeste trabalho, procurou-se compreender quais fatores do solo e de relevo condicionam a ocorrência de erva mate (Ilex paraguariensis St. Hill.) em seus ambientes naturais, a fim de auxiliar na definição de estratégias voltadas à conservação e manejo. De outubro de 2015 a novembro 2016 foram selecionadas árvores de ervamate em populações nativas de quatro diferentes localidades no centro-sul brasileiro. Nesses locais, indivíduos da espécie foram amostrados e georreferenciados (latitude, longitude, altitude), o relevo e o solo foram caracterizados e classificados, o que permitiu uma avaliação preliminar do meio físico. Verificou-se ampla variabilidade ambiental nas áreas de ocorrência das populações naturais avaliadas, distribuídas em ao menos treze classes distintas de solos, considerando o 2º nível categórico do sistema brasileiro de classificação de solos. As principais classes de solos observadas foram: Latossolos Vermelhos e ou Brunos (32%), Cambissolos Húmicos ou Háplicos (28%), Neossolos Litólicos e ou Regolíticos (25%) e Nitossolos Vermelhos e ou Brunos (14%). A maioria (57%) dos locais apresentou solos profundos ou muito profundos. Os locais pouco profundos (20%), rasos (18%) e ou muito rasos (6%) representaram 43% dos pontos avaliados. Conclui-se de forma preliminar que as populações naturais de erva mate estudadas estão situadas em locais muito diferentes em termos do meio físico. É pertinente ampliar os estudos em outros locais sob o aspecto pedológico, a fim de fornecer subsídios para o estabelecimento de estratégias de conservação e uso desta espécie em ambientes naturais e manejados nos diferentes sistemas de produção da cultura.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFitogeografia
dc.subjectConservação genética
dc.titleCaracterização e classificação de solos sob populações naturais de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hill.) no Centro-Sul brasileiro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-09-29T10:33:18Zpt_BR
dc.subject.thesagroIlex paraguariensis
dc.subject.thesagroSolo florestal
dc.subject.thesagroBiogeografia
dc.subject.thesagroPedologia
dc.format.extent23 p.
riaa.ainfo.id1076205
riaa.ainfo.lastupdate2017-09-28
dc.contributor.institutionHugo Barbosa Bognola, PUC PR; ITAMAR ANTONIO BOGNOLA, CNPF; MARCIA TOFFANI SIMAO SOARES, CNPF; Maria de Fátima da Silva Matos, PUC PR; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017AACItamarSMCSCaracterizacao.pdf198,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace