Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076249
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RODRIGUES, A. da C.
FURTADO, A. C. S.
MAGALHAES, M. M.
SOUZA, F. I. B. de
Additional Information: Adam da Cruz Rodrigues, GRADUANDO UFRA; Ana Catarina Siqueira Furtado, GRADUANDO UFRA; MARCELO MURAD MAGALHAES, CPATU; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU.
Title: Análise química por espectroscopia de raio-X por dispersão energia (EDS): adaptação aplicada à raízes de dendezeiro (Eleais guineensis Jacq.).
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Palma de óleo
Protocolo
Semiquantitativo
Qualitativo.
Description: Espectrometria de raios-x por dispersão de energia (EDS) é uma análise realizada por um equipamento acoplado ao microscópio eletrônico de varredura (MEV) que permite fazer uma avaliação química qualitativa e semiquantitativa de amostras. A microscopia eletrônica de varredura é um método amplamente utilizado em diversas áreas de estudo. Este trabalho objetivou desenvolver um protocolo para análise da composição química de células dos tecidos de raízes de dendezeiro (Elaeis guineensis Jacq.) por EDS. Vários ensaios foram realizados seguindo método padrão, com modificações, até a seleção de procedimento ideal para análise de raízes de dendezeiro. As amostras de raízes de E. guineensis devem ser coletadas e fixadas em FAA 50% ou FNT. Para submissão ao ponto crítico o material deve ser seccionado no tamanho máximo de 0,5 cm de altura, após desidratação em série alcoólica etílica, para posterior metalização em ouro. As raízes devem ser seccionadas e os pontos devem ser uniformemente distribuídos entre tecidos específicos. Os pontos de leitura apresentaram resultados mais consistentes quando localizados no conteúdo celular. Quando o ponto é posicionado na parece celular dos tecidos, torna-se difícil a detecção de alguns elementos químicos. O procedimento do ponto crítico é fundamental para obtenção de melhores resultados. A análise química semiquantitativa em EDS é um método que, quando devidamente conduzido, pode contribuir com estudos em diversas áreas do conhecimento
Thesagro: Dendê.
Data Created: 2017-09-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPibic2017Online19.pdf284,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace