Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076258
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TEIXEIRA, M. da S.
GOMES, J. I.
RODRIGUES, S. T.
SOUZA, F. I. B. de
Additional Information: Maycon da Silva Teixeira, GRADUANDO UEPA; Joaquim Ivanir Gomes, APOSENTADO CPATU; SILVANE TAVARES RODRIGUES, CPATU; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU.
Title: Caracterização macroscópica de espécies madeireiras, comercializadas em Dom Eliseu-PA: catálogos parte I.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Anatomia macroscópica
Espécies madeireiras.
Description: A identificação de espécies madeireiras por seus nomes vernaculares pode resultar em erros de utilização e comercialização das madeiras. Assim, a identificação a partir de comparações com amostras de coleções (xilotecas), literaturas específicas ou consulta aos especialistas é necessária para definir sua identidade taxonômica. Em Dom Eliseu, PA, há um cenário definido na utilização dos nomes populares, demonstrando divergências com a nomenclatura científica. Portanto, o objetivo deste trabalho é a caracterização anatômica macroscópica de madeiras comercializadas em Dom Eliseu, visando a elaboração de um catálogo macrográfico para subsidiar a identificação científica e, com isso, contribuir para a definição de usos, comercialização e fiscalização de madeiras serradas na região. O material analisado está inserido na Xiloteca da Embrapa Amazônia Oriental, onde os corpos de prova foram polidos para posterior captura de imagens. Uma vez definido o tipo de parênquima axial, a estratificação dos raios, a porosidade, disposição e agrupamento dos poros das madeiras analisadas, foi elaborado um catálogo para o manuseio em campo. Contudo, o trabalho foi finalizado contendo as informações necessárias para auxiliar as identificações das espécies comercializadas em Dom Eliseu, sendo uma ferramenta viável para a utilização por técnicos de empresas particulares e ou instituições governamentais, além do público não especializado em identificação de madeira.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2017-09-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPibic2017Online21.pdf596,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace