Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076305
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SORIANO, B. M. A.
PADOVANI, C. R.
FERNANDES, F. A.
FERNANDES, A. H. B. M.
Additional Information: BALBINA MARIA ARAUJO SORIANO, CPAP; CARLOS ROBERTO PADOVANI, CPAP; FERNANDO ANTONIO FERNANDES, CPAP; ANA HELENA B MAROZZI FERNANDES, CPAP.
Title: Balanço hídrico atual e simulações para cenários climáticos no Pantanal da Nhecolândia, Brasil.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20.; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, Petrolina. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido: Univasf, 2017.
Pages: Não paginado.
Language: pt_BR
Keywords: Water availability
Description: O objetivo do presente trabalho foi analisar as alterações do balanço hídrico climatológico (BHC) para a sub-região da Nhecolândia, Pantanal Sul Mato-grossense, sob as condições climáticas atuais e baseados nos cenários climáticos futuros. Para isso, foram utilizados dados mensais de precipitação (P) e temperatura do ar (T) coletados na estação climatológica de Nhumirim referente ao período de 1977 a 2015. A partir desses dados foi realizado o BHC (THORNTHWAITE; MATHER, 1995), considerando três cenários climáticos: C1 - cenário atual de 1977 a 2015, C2 - cenário atual e incremento mensal de +2,5°C nos valores de T e diminuição -10% nos valores mensal de P, C3 - cenário atual e um incremento mensal de +3,5°C nos valores de T e diminuição -20% nos valores mensal de P. Verificou-se no cenário C1 um excedente hídrico de 148 mm entre dezembro e março e um déficit em torno de 254 mm nos meses de abril a outubro. Com as projeções dos cenários climáticos futuros, pode-se constatar que, as condições hídricas do solo tornam-se cada vez mais críticas em função do aumento de temperatura e redução da precipitação. No cenário C3 o déficit de agua no solo chegou a 696 mm, estendendo-se entre os meses de fevereiro e novembro, com excedente de apenas 10 mm em janeiro. Muito embora as previsões dos modelos climáticos apresentem elevado grau de incertezas, esses resultados poderão alterar significativamente as feições fisionômicas do Pantanal, gerando impactos direitos na produção pecuária sustentável e também sobre a fauna e a flora.
Thesagro: Mudança climática
Disponibilidade de água
Balanço Hídrico
NAL Thesaurus: Climate change
Available water capacity
Data Created: 2017-09-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bsorianoCBAgro.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace