Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076337
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MAVÃO, L. dos S.
LAMEIRA, O. A.
SOUZA, I. N. G.
BARBOSA, R. K. da C.
Additional Information: Luan dos Santos Mavão, GRADUANDO UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Isis Naryelle Góes Souza, GRADUANDA UFRA; Renata Kelly da Costa Barbosa, DOUTORANDA.
Title: Fenofases do mandacaru (Cereus jamacaru L.) em relação com precipitação pluviométrica no município de Belém-PA.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Mandacaru.
Description: O mandacaru (Cereus jamacaru L.) pertencente a família Cactaceae é distribuída em 14 espécies típica da Caatinga. Utilizada para a alimentação dos animais, devido ao seu teor proteico em torno de 10,7%. No México, são utilizadas na medicina tradicional por curandeiros e tribos indígenas na forma de analgésicos, antibióticos, diuréticos, tratamento de problemas intestinais, tosses e afins. O trabalho foi desenvolvido na coleção do horto de plantas medicinais da Embrapa Amazônia Oriental situada no município de Belém-PA e teve como objetivo avaliar a fenologia da espécie C. jamacaru cultivado na coleção do horto de plantas medicinais da Embrapa Amazônia Oriental correlacionando com a precipitação pluviométrica. As avaliações foram feitas no período de Janeiro de 2012 a Dezembro de 2016, no período matutino em seis indivíduos. Após as avaliações foi construído um gráfico com as médias pluviométricas, floração e frutificação. Os valores de precipitação foram fornecidos pela estação meteorológica da Embrapa Amazônia Oriental, na qual foi utilizada a média acumulada mensal do período estudado. Ocorreu floração durante 11 meses e frutificação durante 9 meses do ano. A maior média (12 dias) de número de dias de floração ocorreu no mês de menor precipitação pluviométrica e a frutificação (13 dias) no mês de maior pluviometria. A precipitação pluviométrica influencia as fenofases.
Thesagro: Floração
Frutificação
Pluviometria.
Planta Medicinal
Data Created: 2017-09-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPibic2017Online35.pdf305,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace