Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076338
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MAVÃO, L. dos S.
LAMEIRA, O. A.
CAMPELO, M. F.
BARBOSA, R. K. da C.
Additional Information: Luan dos Santos Mavão, GRADUANDO UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Meiciane Ferreira Campelo, DOUTORANDA; Renata Kelly da Costa Barbosa, DOUTORANDA.
Title: Análises fenológicas do melhoral - Evolvulus glomeratus Nees & C. Mart. (Convolvulaceae).
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Precipitação pluviométrica.
Description: Evolvulus glomeratus Nees & C. Mart. é uma planta pertencente a família Convolvulaceae. Essa espécie ocorre por todo território brasileiro, sendo conhecida por diversos nomes populares dentre eles o melhoral, possuindo algumas propriedades medicinais conforme o conhecimento popular, sendo utilizada como antitérmico e para dor de cabeça. O objetivo do trabalho foi de avaliar o período das fenofases de floração e frutificação da espécie Evolvulus glomeratus e sua interação com a pluviosidade, visando determinar a época mais indicada para coleta de folhas para uso medicinal. A área onde se desenvolveu o estudo foi na coleção do horto de plantas medicinais da Embrapa Amazônia Oriental, localizada no município de Belém-PA. Para a análise das fenofases foram selecionados 7 indivíduos de melhoral que foram analisados diariamente pela manhã durante o período de janeiro de 2010 a dezembro de 2016. Os dados coletados foram de frutificação e floração do melhoral, que foram anotados em fichas de campo e tabulados em planilhas do Excel. Após as avaliações foram construídos gráficos para a espécie em cada fenofase, demonstrando as médias de dias de floração e frutificação. Ocorreu floração em todos os meses do ano durante o período estudado. A frutificação ocorreu apenas no mês de maio quando a média da pluviometria foi de 300 mm. A pluviometria influênciou as fenofases da espécie e a coleta de folhas para uso medicinal devem ser feita nos meses de menor número de dias das fenofases.
Thesagro: Floração
Frutificação
Planta Medicinal.
Data Created: 2017-09-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPibic2017Online36.pdf315,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace