Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076344
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAMPELO, M. F.
LAMEIRA, O. A.
MAVÃO, L. dos S.
ASSIS, R. M. A. de
Additional Information: Meiciane Ferreira Campelo, DOUTORANDA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Luan dos Santos Mavão, GRADUANDO UFRA; Rafael Marlon Alves de Assis, MESTRANDO UFLA.
Title: Fenológia da espécie - Ananas comosus (L.) Merr. var. erectifolius (L. B. Smith) Coppens & F. Leal.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Precipitação pluviométrica.
Description: O curauá Ananas comosus var. erectifolius, pertencente à família Bromeliaceae, apresenta dois tipos, a roxa e a branca. É uma espécie amazônica que possui potencial para a indústria, principalmente a automotiva, para a utilização das suas fibras em substituição a fibra de vidro. O objetivo do trabalho foi de identificar o período de floração e frutificação do curauá correlacionando com a precipitação pluviométrica com a finalidade de indicar a época mais adequada para a coleta e utilização do material vegetal da espécie. Os valores de precipitação pluviométrica foram obtidos da estação meteorológica da Embrapa Amazônia Oriental, utilizando-se a média acumulada mensal para o mesmo período estudado. Para o estudo foram observados 10 indivíduos de 2 acessos de curauá. No BAG de Curauá para o acesso Ponta-de-pedras foram registrados sete meses de floração e nove meses de frutificação, respectivamente, com as maiores médias (12,0 e 19,3) de número de dias ocorridas nos meses de agosto e setembro. Para o acesso Diamantina ocorreu cinco meses de floração e frutificação o ano todo, respectivamente, com as maiores médias (9,3 e 24,3) de número de dias registradas no mês de agosto coincidindo com o período de menores valores de precipitação pluviométrica. Os acessos apresentam as fenofases influenciadas pela precipitação pluviométrica, devendo a coleta do material vegetal levar em consideração o número de dias de ocorrência das fenofases.
Thesagro: Curaua
Frutificação.
Floração
Data Created: 2017-09-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPibic2017Online39.pdf313,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace