Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076345
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARBOSA, R. K. da C.
LAMEIRA, O. A.
COSTA, K. J. A.
COSTA, A. da S.
Additional Information: Renata Kelly da Costa Barbosa, DOUTORANDA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Keila Jamille Alves Costa, GRADUANDA UFRA; ANDERSON DA SILVA COSTA, CPATU.
Title: Avaliação fenológica da espécie Carapa guianensis Aubl.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Precipitação.
Description: A espécie Carapa guianensis Aubl., conhecida popularmente na região amazônica como andiroba é muita utilizada na medicina tradicional, na indústria farmacêutica, cosmética e como recurso madeireiro. É de extrema importância o estudo das fenofases dessa espécie, pois servirá como apoio a gestão deste recurso natural, como para a coleta de sementes para a extração do óleo da andiroba. O objetivo deste estudo foi de avaliar o período de floração e frutificação da Carapa guianenses Aubl., correlacionando com a precipitação pluviométrica visando identificar a época mais adequada para a coleta e utilização das sementes desta espécie. Foram avaliados sete indivíduos diariamente no período de janeiro de 2012 á dezembro de 2016 conservados no horto de plantas medicinais da Embrapa Amazônia Oriental e registrado a quantidade de dias de floração e frutificação. Ocorreu floração e frutificação em todos os meses do ano. A maior média de número (18,8) de dias de floração e frutificação foi registrada no mês de maio e uma precipitação pluviométrica em torno de 271 mm. A menor média (7,8) de número de dias de floração ocorreu no mês de julho e a menor média de número de dias de frutificação foi registrada no mês de outubro com 2,4 dias quando foi registrada a menor média (60,18 mm) de pluviometria. Os resultados demonstraram que a precipitação pluviométrica influenciou o número de dias de ocorrência das fenofases e a coleta para uso das sementes pode ser realizada em todos os meses do ano.
Thesagro: Andiroba
Floração
Frutificação
Meliaceae.
Data Created: 2017-09-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPibic2017Online40.pdf303,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace