Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076372
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, T. G. dos
ALVES, R. M.
PEDROZA NETO, J. L.
CHAVES, S. F. da S.
Additional Information: Thalita Gomes dos Santos, GRADUANDA UFRA; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; Jack Loureiro Pedroza Neto, GRADUANDO UFRA; Saulo Fabrício da Silva Chaves, GRADUANDO UFRA.
Title: Avaliação de progênies de cupuaçuzeiro em ensaio instalado na propriedade de pequeno produtor rural no município de Tomé-Açu.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento genético
Vassoura-de-bruxa.
Description: O cupuaçuzeiro é uma planta exótica conhecida por seu agradável paladar, desenvolvendo-se naturalmente na região amazônica. Este trabalho teve por objetivo avaliar sete progênies de cupuaçuzeiro, em uma propriedade no município de Tomé-Açu, visando identificar genótipos promissores. O experimento foi instalado em 2012, sendo utilizado delineamento experimental em blocos casualizados, com cinco repetições e três plantas por parcela. O espaçamento adotado para o cupuaçuzeiro foi de 5,0 x 5,0 m, cultivado em consórcio com maracujazeiro no espaçamento de 5,0 x 2,5 m e pimenteira-do-reino de 5,0 x 2,5 m. As variáveis de resposta foram avaliadas em três safras (2014/2015 a 2016/2017), onde foi avaliado o desenvolvimento vegetativo ao longo de três anos, o número médio de frutos/planta/safra e a ocorrência de vassoura-de-bruxa na última safra. Os resultados de desenvolvimento vegetativo em relação à altura mostraram que as progênies não diferiram entre si segundo o teste aplicado. Em relação ao diâmetro, a progênie 260 obteve a maior média, porém, não diferiu das progênies 265 e 266. Os resultados de produção de frutos apontaram as progênies 260 e 266 como as mais promissoras. Em relação à vassoura-de-bruxa, todos os materiais se mostraram resistentes ao ataque da doença. Portanto, este ensaio oferece oportunidade para selecionar progênies com boa produção de frutos e resistência à vassoura-de-bruxa.
Thesagro: Cupuaçu
Theobroma Grandiflorum.
Data Created: 2017-09-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPibic2017Online48.pdf252,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace