Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076381
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARDOSO, R. S.
BENCHIMOL, R. L.
LEAO, N. V. M.
SILVA, C. M. da
Additional Information: Renata Sena Cardoso, GRADUANDA UFRA; RUTH LINDA BENCHIMOL, CPATU; NOEMI VIANNA MARTINS LEAO, CPATU; Carina Melo da Silva, DOUTORA.
Title: Crescimento in vitro de Colletotrichum sp., isolado de sumaumeira, na presença de fungicidas.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Dilapiol
Tiofanato Metílico.
Description: A sumaumeira é uma espécie florestal de grande importância para o Brasil, pois produz madeira de uso comercial, além de ser utilizada em programas de reflorestamento na região Amazônica. No entanto, as mudas de sumaumeira podem ser acometidas por diversas doenças, acarretando prejuízos no sistema de produção. O fungo Colletotrichum sp. pode atacar mudas enviveiradas, causando manchas foliares, as quais evoluem para necrose foliar e morte da planta. O objetivo do trabalho foi avaliar in vitro a ação dos fungicidas Tiofanato Metílico, Captan, Tiofanato Metílico + Captan e Dilapiol, óleo essencial de Piper aduncum, nas concentrações de 0,1, 1, 10 e 100 ppm, no crescimento micelial de Colletotrichum sp., mais o tratamento controle (meio de cultura sem fungicida), em três repetições, em delineamento experimental inteiramente casualizado. Discos de crescimento micelial do fungo (ø= 9 mm) foram depositados no centro de placas de Petri contendo o meio de cultura BDA (Batata-Dextrose-Agar) acrescido dos fungicidas, as quais foram incubadas sob fotoperíodo de 12 h, à temperatura de 25°C, em B.O.D. Foi medido, diariamente, o diâmetro das colônias, até que a testemunha completasse o crescimento nas placas e foram calculados o Índice de Velocidade do Crescimento Micelial (IVCM) e o Percentual de Inibição de Crescimento (PIC). Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística e as médias foram comparadas pelo Teste de Scott-Knot, no software Sisvar, a 5% de probabilidade. Concluiu-se que os fungicida Tiofanato Metílico e Tiofanato Metílico + Captan foram mais eficientes na inibição do crescimento micelial de Colletorichum sp.
Thesagro: Ceiba Pentandra.
NAL Thesaurus: Piper aduncum.
Data Created: 2017-09-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPibic2017Online53.pdf370,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace