Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076383
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LUZ, A. L. da S.
PESSOA, A. da C.
RODRIGUES, S. T.
SOUZA, F. I. B. de
Additional Information: Ana Laura da Silva Luz, GRADUANDA UFRA; Alessandra da Cunha Pessoa, GRADUANDA UFRA; SILVANE TAVARES RODRIGUES, CPATU; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU.
Title: Padrões de venação das plantas medicinais do horto da Embrapa Amazônia Oriental, Belém-PA-Brasil.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Farmacobotânica
Venação.
Description: Catalogar e descrever os padrões de venação das folhas são importantes para botânicos e paleobotânicos, pois são relevantes características taxonômicas. O uso de plantas medicinais na Amazônia é bastante difundido e a correta identificação é fundamental para evitar danos à saúde, bem como, para auxiliar as indústrias de fármacos e cosméticos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo identificar os padrões de venação das plantas medicinais do horto da Embrapa Amazônia Oriental, a fim de contribuir com estudos taxonômicos e morfológicos dessas plantas, que são amplamente utilizadas por comunidades tradicionais na região amazônica. Foram avaliadas 166 espécies, sendo 108 fora do telado (FT) e 58 dentro do telado (DT), seguindo classificações específicas. Os tipos broquidódroma (FT) e camptódroma (DT) foram os mais expressivos. A família Piperaceae apresentou a maior diversidade de tipos de venação, entre as espécies observadas. Assim, a caracterização dos padrões de venação das espécies medicinais avaliadas irá contribuir com os estudos taxonômicos, morfológicos e ecológicos, que são ferramentas importantes para aumentar o conhecimento sobre as espécies medicinais presentes na Amazônia, considerando as características ambientais inerentes à região.
Thesagro: Planta Medicinal
Taxonomia Vegetal.
Data Created: 2017-09-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPibic2017Online54.pdf302,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace