Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076393
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NASCIMENTO, H. F. S. B. do
OLIVEIRA, M. do S. P. de
Additional Information: Hugo Felipe Santa Brigida do Nascimento, BOLSISTA EMBRAP; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU.
Title: Caracterização e avaliação de caracteres da inflorescência em acessos de açaizeiro do tipo branco.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Cor das flores
Número de flores
Variação.
Description: O açaizeiro da Amazônia Oriental é constituído por vários ecotipos dentre eles o branco, cuja coloração dos frutos maduros (epicarpo) se mantém verde opaca. Esse tipo tem sido pouco investigado em quase todos os aspectos, especialmente nas avaliações morfo-agronômicas. Objetivou-se caracterizar e avaliar caracteres da inflorescência em acessos de açaizeiro do tipo branco. O estudo foi realizado em 33 plantas de 17 acessos conservados no Banco Ativo de Germoplasma, BAG ? Açai, da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém- PA. Em cada planta foram retiradas ao acaso dez ráquilas de uma inflorescência para o estudo de sete caracteres. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e por porcentagens. O comprimento da ráquila variou de 25 cm a 72 cm, com média de 47,9 cm. Cinco acessos exibiram baixa quantidade de flores femininas (3,8,17,22,47), com destaque ao acesso 17, com média 4,7 flores/ráquila. Cada ráquila teve, em média, 63,2 flores femininas e 483,9 masculinas, com variação de 0 a 316 flores femininas e de 185 a 701 masculinas. Em relação às cores das flores masculinas (CorFM) e femininas (CorFF) todas apresentaram coloração violácea com diferentes intensidades, com predominância da 5RP 3/4, sendo 63% violáceo menos intenso nas flores masculinas e 60% nas flores femininas. Podendo-se concluir que os acessos de açaizeiro do tipo branco apresentam diferenças para os caracteres da inflorescência, com destaque para o número de flores femininas (NFF), onde se pode evidenciar indivíduos com menor e maior potencial produtivo.
Thesagro: Açaí
Germoplasma.
Data Created: 2017-09-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPibic2017Online59.pdf307.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace