Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076469
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, L. F. dos
MACHADO, L. L.
RODRIGUES, L.
SODRÉ, F. F.
MARTINS, E. de S.
BUSATO, J. G.
Additional Information: LUIZ FERNANDO DOS SANTOS, UNB; LUCAS LEAL MACHADO, UNB; LUCAS RODRIGUES, UNB; FERNANDO FABRIZ SODRÉ, UNB; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC; JADER GALBA BUSATO, UNB.
Title: Nutrição de milho após adição de sienito e substâncias húmicas.
Publisher: In.: CONGRESSO BRASILEIRO DE ROCHAGEM, 3., 2016, Pelotas. Anais... Pelotas: Embrapa Clima Temperado; Brasília, DF: Embrapa Cerrados; Assis, SP: Triunfal, 2017.
Pages: p. 427-434.
Language: pt_BR
Keywords: Sienito
Ácidos húmidos
Rochagem
Remineralização
Description: A remineralização de solos a partir da prática da rochagem tem sido apontada como capaz de fornecer nutrientes vegetais. A rochagem consiste na incorporação de rochas finamente moídas aos solos, mas a sua baixa solubilidade limita a liberação de nutrientes. Por isto são necessários processos que aumentem a solubilização desses minerais, como a aplicação de substâncias húmicas que promovem modificações anatômicas e bioquímicas nas plantas e especialmente ampliam a produção de ácidos orgânicos e a extrusão de H+ pelas raízes. Objetivou avaliar se a aplicação de soluções contendo substâncias húmicas altera a capacidade de absorção de nutrientes por plantas de milho (Zea mays L.) tratadas com pó de sienito (remineralizador). As plantas tratadas com soluções contendo substâncias húmicas apresentaram maior absorção de macronutrientes. Ainda, o uso do remineralizador resultou em menores absorções de Al3+ e Na+ nos tecidos vegetais.
Thesagro: Adubo Orgânico
Milho
Fertilidade do solo
Data Created: 2017-09-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3CBR427434.pdf399,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace