Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076471
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: GABOS, M. B.
OLIVEIRA, M. I. L. de
SANTOS, L. F. dos
MARTINS, E. de S.
LEITE, A.
WENDER, I.
Additional Information: MARIANA BASSETTO GABOS; MARIA INES LOPES DE OLIVEIRA; LUIZ FERNANDO DOS SANTOS; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC; ALBANO LEITE; INGO WENDER.
Title: Uso de sienitos processados hidrotermicamente (hydropotássio) como fontes de k e condicionadores de solo.
Publisher: In.: CONGRESSO BRASILEIRO DE ROCHAGEM, 3., 2016, Pelotas. Anais... Pelotas: Embrapa Clima Temperado; Brasília, DF: Embrapa Cerrados; Assis, SP: Triunfal, 2017.
Pages: p. 435-440.
Language: pt_BR
Keywords: Sienitos
Transformação hidrotermal
Armazenamento de água no solo
Planaltina
Description: O uso de rochas silicáticas como fontes de nutrientes é uma opção social, ambiental e economicamente vantajosa para os sistemas de produção agrícola. Processos industriais podem transformar determinadas rochas em fertilizantes. O objetivo do trabalho foi avaliar agrominerais silicáticos processados hidrotermicamente (Hydropotássio) como condicionador de solo e como fonte de K para a cultura do milho. Foram avaliadas a capacidade de retenção de água e o teor de K disponível pelo extrator ácido cítrico a 2%. O experimento agronômico foi conduzido em casa de vegetação na Embrapa Cerrados em Planaltina-DF. Os tratamentos foram adicionados ao solo (Latossolo Vermelho-Amarelo, textura argilosa) nas doses 0, 60, 120, 240 e 480 kg de K2 O ha-1. Os tratamentos foram homogeneizados ao solo e acondicionados em vasos de 2 L e as plantas de milho foram conduzidas por 45 dias com adequado suprimento de água e demais nutrientes. Os hydropotássios estudados apresentaram maior armazenamento de água em ensaio laboratorial. No experimento com plantas de milho ambos os hydropotássios foram fonte de K. Houve aumento da produção de massa seca e os teores de K no tecido das plantas aumentaram com o incremento da dose de K.
Thesagro: Fertilizante Potássico
Potássio
Condicionador do Solo
Data Created: 2017-09-28
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3CBR435440.pdf298,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace