Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076939
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MONTEIRO, C. C.
TOSTO, S. G.
QUARTAROLI, C. F.
EDWIRGES, T. R.
AQUINO, E. P. S. DE
Additional Information: CINDY CARDOSO MONTEIRO, BOLSISTA CNPM; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM; TAMIRES REGINA EDWIRGES, BOLSISTA CNPM; ÉRICA PATRÍCIA SILVA DE AQUINO, BOLSISTA CNPM.
Title: Mercado de carbono: potencial econômico do sequestro de carbono pela cultura da seringueira Hevea brasiliensis sp. no estado de São Paulo.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 11., 2017, Campinas. Anais... Campinas: Instituto Agronômico (IAC), 2017.
Pages: 11 p.
Language: pt_BR
Notes: Publicado também em: SEABRA, G. (Org.). Terra - Mudanças Climáticas e Biodiversidade. Ituiutaba: Barlavento, 2019. 2056 p. Disponível em: <http://www.mediafire.com/file/iw3upirj16vr1d9/A+Confer%C3%AAncia+da+Terra+-+2a+ed.pdf>.
Keywords: Fitomassa.
Description: O efeito estufa é um fenômeno natural potencializado principalmente pela queima de combustíveis fósseis e pela derrubada de florestas e a sua queima. Do ponto de vista ambiental, plantios de espécies florestais preservam mananciais, protegendo e melhorando as propriedades físicas do solo, o clima, a flora e a fauna. A seringueira, por ser uma espécie florestal perene, pode contribuir para a redução do efeito estufa, pois, pelo processo fotossintético, promove a captura dos gases ao retirar CO2 da atmosfera e incorporá-lo à biomassa na presença da luz solar. A seringueira é uma espécie caduca, ou seja, em determinada época do ano perde todas as folhas e começa novamente todo o processo de fotossíntese, característica que a torna uma candidata à elaboração de projeto no escopo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Este trabalho tem como objetivo estimar o potencial econômico do mercado de carbono considerando o sequestro de CO2 pelos cultivos de seringueira no Estado de São Paulo. Todos os 249 municípios produtores de seringueira do estado foram considerados, e foram trabalhados os dados secundários de teor médio de médias de carbono estocado na biomassa dos clones de seringueira IAN 873 e RRIM 600 em vários compartimentos da planta e também no solo. Considerando-se o preço de US$ 3.00 por tonelada de CO2 equivalente, ter-se-ia uma receita de US$ 78.588.069,10 que pode viabilizar um projeto no escopo do MDL para sequestro de CO2.
Thesagro: Biomassa
Efeito Estufa.
Data Created: 2017-10-09
ISBN: 978-85-7029-141-7
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4848.pdf761,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace