Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMANJOLIN, R. C.
dc.contributor.authorGREGO, C. R.
dc.contributor.authorRODRIGUES, C. A. G.
dc.contributor.authorQUARTAROLI, C. F.
dc.contributor.authorTOSTO, S. G.
dc.date.accessioned2017-10-10T10:31:36Z-
dc.date.available2017-10-10T10:31:36Z-
dc.date.created2017-10-09
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 11., 2017, Campinas. Anais... Campinas: Instituto Agronômico (IAC), 2017.
dc.identifier.isbn978-85-7029-141-7
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076972-
dc.descriptionA heveicultura apresenta grande potencial de expansão no Estado de São Paulo, o que torna um estudo sobre as características de solo que influenciam no desenvolvimento das plantas de suma importância. O objetivo deste trabalho foi caracterizar espacialmente, quanto à fertilidade e à granulometria, por meio da geoestatística, o solo de áreas de cultivo da seringueira em uma sub-bacia do Rio Tietê localizada no Noroeste do Estado de São Paulo. Para a análise de solo foram coletadas 34 amostras dispostas em pontos georreferenciados, e os dados de fertilidade e granulometria do solo foram analisados pela estatística descritiva e geoestatística. Os parâmetros de dependência espacial obtidos pelo ajuste do semivariograma foram utilizados para a interpolação por krigagem ordinária e os mapas de faixas de valores foram elaborados. Os pontos amostrados em seringais de diferentes idades em dois tipos representativos de solo (Latossolo Vermelho e Argissolo) mostraram textura arenosa e de baixa fertilidade, principalmente em profundidade de 20-40 cm, com baixos teores de P e de saturação por bases. Houve dependência espacial de moderada a forte para pH, Ca, SB e CTC nas duas profundidades e para as três classes texturais (areia, silte e argila) de 0-20 cm. Os mapas expressaram baixa fertilidade, principalmente na região central do Município de Planalto, demandando maior correção para a adubação e calagem em plantios de seringueira nessa região.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeoestatística
dc.subjectVariabilidade espacial
dc.titleCaracterização espacial da química e física do solo cultivado com seringueira na região noroeste do estado de São Paulo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-10-10T10:31:36Zpt_BR
dc.subject.thesagroFertilidadept_BR
dc.subject.thesagroHeveiculturapt_BR
dc.subject.thesagroGranulometriapt_BR
dc.format.extent211 p.
riaa.ainfo.id1076972
riaa.ainfo.lastupdate2017-10-09
dc.contributor.institutionRODOLFO CORREA MONJOLIN, ESTAGIÁRIO CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPTIA; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4853.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace