Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076974
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, T. A. DE
QUARTAROLI, C. F.
ALVAREZ, I. A.
Additional Information: THAINÁ ALVES DE OLIVEIRA, ESTAGIÁRIA CNPM; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM; IVAN ANDRE ALVAREZ, CNPM.
Title: Análise da produção das principais culturas frutícolas do circuito das frutas paulista no período 2001?2014.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 11., 2017, Campinas. Anais... Campinas: Instituto Agronômico (IAC), 2017.
Pages: 12 p.
Language: pt_BR
Description: O Circuito das Frutas é uma região turística do Estado de São Paulo formada por dez municípios que apresentam como atrativos turísticos atividades ligadas ao turismo rural, à degustação e à comercialização de frutas e derivados. Os dados de produção, área colhida e rendimento médio da produção de cinco importantes culturas frutícolas da região (uva, caqui, pêssego, figo e goiaba) no período 2001?2014 foram analisados com o auxílio de gráficos de séries temporais, para detectar alterações e tendências das variáveis analisadas. Os dados do Circuito das Frutas também foram comparados a dados de produção do Estado de São Paulo e do Brasil, para mostrar a participação da produção regional na produção nacional e estadual e apontar diferenças no rendimento médio da produção. Verificou-se expressiva queda da produção de uva na região, resultado da redução da área colhida. A produção de goiaba apresentou tendência de crescimento na região, inclusive com aumento do rendimento médio da produção. Nos últimos anos, foi observada tendência de redução na área colhida de pêssego, porém o rendimento médio da produção aumentou. A área colhida de figo manteve-se praticamente estável no período, com pequenas oscilações na produção. A área colhida de caqui manteve-se praticamente estável, porém a cultura apresentou grandes oscilações na produção. Algumas questões acerca dos resultados obtidos foram levantadas para futura investigação, como a possível redução das áreas de fruticultura pela expansão urbana e a possível compensação da redução da área colhida pelo aumento do rendimento médio da produção.
Thesagro: Caqui
Figo
Goiaba
Pêssego
Turismo
Uva.
Year: 2017-10-09
ISBN: 978-85-7029-141-7
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4854.pdf859,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace